Compartilhar:

Categorias:

2 min read

4 investimentos em inovação das grandes empresas

A MJV conversou com 288 gestores e líderes de grandes empresas de segmentos variados do cenário econômico nacional e constatou que a maioria desses líderes têm em mente que inovar é fundamental.


Em relação aos investimentos em projetos de inovação, a maior parte das empresas que responderam à nossa pesquisa (75%) já realizou algum tipo de iniciativa ligada ao tema.

Destas, 40% realizou pelo menos quatro projetos e 22% desenvolveu mais de 10 projetos no último ano. Dentre os projetos de inovação já desenvolvidos pelas empresas, destacaram-se os 4 temas que mostraremos nesse post.

 

#1 Desenvolvimento de novos produtos e serviços

Afinal, nada melhor do que demonstrar assertividade em atender necessidades intrínsecas dos usuários para sair na frente e conquistar nichos de mercado. Por isso, 57% dos esforços das empresas que estudamos ocorreram para atingir este fim.

#2 Digitalização da interface com o consumidor

Alguns exemplos são plataformas de vendas e aplicativos para relacionamento com o cliente. Outro exempo de esforço para melhorar a experiência dos usuários (UX).

 

Automatizao.png

#3 Automação e otimização de processos internos

Repensar o processo de vendas, introdução de métodos ágeis e gestão do conhecimento são exemplos de oportunidades de inovação nessa área. Salientando que a Transformação Digital é uma realidade que permeia muitas dessas ações.

 

Cincia_de_Dadis.png

#4 Aplicação da ciência de dados

Inovação mais do que bem vinda quando o foco é o mapeamento de comportamento e geração de Inteligência a partir dos dados obtidos pela empresa. Quando estamos lidando com muitos clientes, o seu bom atendimento e prospectagem é dependente do uso de ciência de dados.

Inovação é uma prioridade para sua empresa?

Apenas 15% não realizaram nenhum tipo de iniciativa voltada à inovação nos últimos 12 meses. Três em cada 4 pessoas afirmaram ter a inovação como uma de suas prioridades ou como prioridade máxima.

Esse fato indica que a inovação é percebida como importante e que pode estar havendo um movimento para que ela aconteça, mesmo que algumas empresas não tenham realizado projetos voltados à inovação recentemente.

Mas, um desafio: apenas 24% das empresas julga que sua estratégia de inovação seja bem comunicada.

Reinvente seus negócios através do Design Thinking. Baixe agora nosso conteúdo.

update or die - cta | MJV Technology & Innovation

 

 

Voltar