RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Como definir a equipe do Laboratório de Inovação

Transformação Digital | Publicado por Time MJV on 16/mai/2016 14:15:07

Laboratório de Inovação - Blog MJV

Em nosso post anterior, Como criar um Laboratório de Inovação em 4 Passos, nós mostramos as definições que servem como ponto de partida à criação de um laboratório. Agora você vai conhecer melhor como montar uma equipe à altura. 

A equipe do laboratório de inovação deve ser multidisciplinar; o ideal é que ela seja composta por designers, pesquisadores e especialistas em negócios, entre outros. Essa equipe deve executar uma curadoria cuidadosa para que talentos complementares possam criar sinergia no trabalho.

Uma equipe é composta de pessoas

O time será responsável pela pesquisa, ficando encarregado de fazer a análise de dados qualitativos e quantitativos e de manter registros das informações. Enquanto isso, o gestor do laboratório deverá ser a ponte entre o laboratório e as outras áreas da empresa – incluindo o cliente e os parceiros - enquanto intermedia a coleta de informações necessárias para cada projeto. Saiba mais.

O líder  também é responsável por comunicar os resultados internamente, além de promover a cultura da inovação. Consequentemente, esta é a pessoa que vai ser capaz de manter uma visão holística dos problemas e das possíveis soluções.

Desta forma, ele ou ela terá condições de envolver as principais stakeholders que podem contribuir para o projeto da melhor forma.

Quem seleciona os projetos que serão conduzidos no laboratório?

Os projetos serão escolhidos de acordo com os interesses estratégicos da empresa. 

Gestores podem dar sugestões de projetos com base nas necessidades de seus departamentos, e ideias também podem surgir de pesquisas feitas pelo laboratório. De qualquer forma, é importante ressaltar que o processo de tomada de decisão é colaborativo e envolve todas as partes interessadas necessárias para o sucesso de um projeto: gestores, outros funcionários, membros do laboratório, parceiros da empresa e, especialmente, usuários finais.

Essa interação constante é necessária não só ao decidir qual projeto empreender, mas também ao longo de cada etapa do processo. Um pouco do que deve ser considerado:

Stakeholders - Blog MJV

E como a efetividade dos projetos pode ser medida?

Uma profunda imersão no negócio irá facilitar a criação de métricas. É preciso definir caso a caso quais são as métricas que devem ser verificadas, e de que maneira são acompanhadas e analisadas.

Este conhecimento será compartilhado com outros departamentos, e, com a participação dos principais interessados no processo, as medições do alcance dos esforços de inovação irão se tornar gradualmente mais assertivas.

Categorias: Transformação Digital

Baixar agora!

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes