Compartilhar:

Categorias:

2 min read

A Realidade Virtual no cinema

A realidade virtual é uma crescente tendência que, embora pareça novidade, já foi prenunciada anos atrás no cinema.


 Proporcionar a imersão de uma pessoa em um ambiente virtual já era uma ideia explorada por boa parte dos filmes dos anos 90. Hoje, o desafio para o cinema não é mais apenas abordar o tema em suas narrativas, mas também produzir conteúdo próprio para ser assistido em V.R. (do inglês virtual reality).

Mas o que é Realidade Virtual?

Realidade virtual é uma tecnologia que tem por objetivo recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, através da interface interativa criada entre ele e um sistema.

As técnicas de VR permitem que o usuário tenha a sensação de estar em um novo ambiente, projetado por um visor que cobre seu campo de visão e sensores que tornam essa imagem digital visível a partir de qualquer ângulo, conforme o indivíduo se movimenta.

Daí, surgem as histórias, tanto na literatura como no cinema, a respeito de experiências imersivas e confusão entre o real e virtual. Confira esta pequena lista que fizemos com uma seleção de filmes sobre o tema.

“O Passageiro do Futuro” (1992)

o passageiro do futuro_ poster.jpg

Em “O Passageiro do Futuro”, um cientista computacional busca em suas pesquisas desenvolver a realidade virtual como maneira de explorar a mente humana, potencializando-a. Para isso, utiliza um simplório jardineiro como cobaia, tornando-o um gênio com capacidades nunca antes vistas em um ser humano. No entanto, os testes acabam ficando fora de controle e o cientista tem que lidar com a sua “criação” e a corporação para o qual trabalha.

 

“EXistenZ” (1999)

existenz_ poster.jpg

Após sobreviver a uma tentativa de assassinato, um criador de videogames precisa buscar refúgio em sua própria realidade virtual. Porém, os limites entre a realidade e o mundo virtual ficam cada vez menos claros quando o criador e seus aliados se envolvem em um jogo perigoso. Para o espectador, o efeito que o filme traz é de estar embarcando na mesma jornada de realidade virtual vivida pelos personagens.

 

“13° Andar” (1999)

13 andar_ poster.jpg

No filme, o criador do simulador de V.R. mais avançado do mundo morre sob circunstâncias suspeitas, deixando o herdeiro da empresa enquadrado como o assassino. O mistério se torna ainda maior quando a busca pela verdade entra na simulação computacional. Nessa ficção científica, é explorada a possibilidade assustadora de universos simulados por computadores, onde as pessoas apenas acreditam que são reais.

 

“Matrix” (1999)

matrix_ poster.jpg

Por fim, considerado um dos melhores filmes sobre realidade virtual já feito, “Matrix” não poderia ficar de fora da lista. Na trama, um jovem programador começa a se questionar sobre a realidade a medida em que tem pesadelos constantes de estar conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. Até que descobre ser vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Considerado um messias, suas habilidades são potencializadas para que possa enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

E você, já pensou como a Realidade Virtual poderia ser usada em sua empresa?  Conheça mais baixado o nosso E-Book Transformação Digital  a tecnologia potencializando estratégias de negócio

 

 

Voltar