RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Como criar um Laboratório de Inovação em 4 passos

Transformação Digital | Publicado por Time MJV on 13/abr/2016 16:05:36

Em nosso e-book Laboratório de Inovação - Descobrir, Explorar, Cocriar, indicamos 4 passos em forma de aspectos que devem ser considerados ao escolher o tipo de laboratório mais adequado para inovar em sua empresa. Caso ainda não tenha lido nosso livro, nós damos uma força:

#1 Quanto do seu orçamento será reservado para a inovação?

#2 O quão rápido você quer ir até o seu objetivo?

#3 Quem seleciona os projetos que serão conduzidos no laboratório?

#4 Como a efetividade dos projetos pode ser medida?

equipe-criativa_23-2147506557-1.jpg

#1 Quanto do seu orçamento será reservado para a inovação?

Ao tentar construir uma cultura de inovação, as empresas devem investir em diversas frentes. Isso exige um grande esforço e a realocação de recursos para focar em inovação. Além disso, é necessário escolher essas iniciativas de forma integrada e estratégica, pensando em como engajar melhor os diferentes profissionais e departamentos. Uma das questões é se o laboratório contará apenas com recursos internos ou se terá participação externa - o que, muitas vezes, pode necessitar de um investimento maior.

No entanto, se esse é o DNA que a empresa deseja imprimir em suas ações, certamente será um grande investimento. Injetar cultura de inovação em todas as áreas da empresa tendo a criatividade como uma prioridade é não só um caminho para investir, mas também para obter o retorno sobre esse investimento.

#2 Quão rápido você quer ir?

Se uma empresa quiser começar com um projeto de inovação específico, contratar uma consultoria é um dos caminhos para agilizar e até mesmo viabilizar o processo. Desta forma, uma equipe externa especializada vai lidar com a execução dos projetos de uma forma imparcial em relação aos desafios apresentados.

Este modelo também é uma ótima opção para quando a empresa quiser orientação especializada através de projetos, trazendo uma nova perspectiva para a organização. Em termos de espaço, é preciso ter uma sala de inspiração dentro da empresa, onde ambos os lados possam se reunir e discutir ideias, bem como testar protótipos.

#3 Quem seleciona os projetos que serão conduzidos no laboratório?

Os projetos serão escolhidos de acordo com os interesses estratégicos da empresa. Gestores podem dar sugestões de projetos com base nas necessidades de seus departamentos, e ideias também podem surgir de pesquisas feitas pelo laboratório.

De qualquer forma, é importante ressaltar que o processo de tomada de decisão é colaborativo e envolve todas as partes interessadas necessárias para o sucesso de um projeto: gestores, outros funcionários, membros do laboratório, parceiros da empresa e, especialmente, usuários finais. Essa interação constante é necessária não só ao decidir qual projeto empreender, mas também ao longo de cada etapa do processo.


#4 Como a efetividade dos projetos pode ser medida?

A empresa terá uma equipe de inovação dedicada a criar as melhores soluções para atender às suas 
necessidades. Uma profunda imersão no negócio irá facilitar a criação de métricas.

Este conhecimento será compartilhado com outros departamentos, e, com a participação dos principais interessados no processo, as medições do alcance dos esforços de inovação irão se tornar gradualmente mais assertivas.

Quer saber mais?

O conteúdo completo para entender melhor como implementar o seu próprio laboratório de inovação está disponível em nosso e-book gratuito Laboratório de Inovação - Descobrir, Explorar, Cocriar.

Acompanhe mais novidades sobre o tema através da nossa participação no Chief Innovation Office Summer Europe 2016 (#CINOEU2016), considerado um dos eventos de inovação mais importantes no mundo. Nos dias 26 e 27 de Abril, em Londres, nosso estande reunirá algumas das maiores tendências em inovação, entre elas laboratórios de inovação, realidade virtual, Design Thinking e Internet das Coisas. 

Além disso, fique ligado na primeira edição do TECHPOINT, evento promovido pela MJV para reunir startups de tecnologia, CIOs e outros tomadores de decisão para uma troca de experiências e de oportunidades.

Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn

Categorias: Transformação Digital

Baixar agora!

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!