RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Como engajar equipes em sua empresa

Design Thinking | Publicado por Time MJV on 13/out/2016 17:23:55

Como engajar as equipes de sua empresa - Blog MJVEm nosso último post, escrevemos sobre os 5 Benefícios de engajar equipes, entre eles o aumento da produtividade. E a verdade é que nem sempre os colaboradores, mesmo aqueles que se identificam com os valores da sua organização, estão engajados. 

A questão é que o senso de propósito pessoal é algo cada vez mais presente na vida dos indivíduos na Era da Informação e tem relação direta com a motivação no trabalho. Sendo assim, é preciso conhecer profundamente seus usuários internos - seus funcionários -, a fim de atingir seus horizontes internos e externos. 

É preciso que o colaborador se sinta pessoalmente comprometido com os resultados coletivos. Seja porque visa benefícios (tangíveis ou intangíveis), seja com um plano de carreira personalizado (com metas claras), ou até devido ao envolvimento com projetos pessoais relacionados ao trabalho, sempre há algo que ele busca em sua rotina diária. Seus valores contam muito.

Nesse post vamos dar algumas dicas de como é possível engajar seu time. 

Então, como motivar uma equipe?

Comece exercendo o poder da empatia. Entenda perfeitamente todas as funções desempenhadas, desenhe tudo em detalhes, e use ferramentas de Design Thinking para visualizar alterações sempre que possível. A seguir, mais algumas dicas.

- Conheça bem os elementos da equipe

Cada pessoa de uma equipe passa por um momento, tem expectativas, conhecimentos e interesses. Checar periodicamente essas "questões pessoais" agrega complexidade ao planejamento das atribuições e metas do time.

Ao entender cada pessoa da equipe, pode-se flexibilizar práticas a fim de obter de cada um o melhor de sua produtividade. Antes, é preciso particularizar as regras de acordo com as possibilidades pessoais. Assim, cumprir com a rotina passa a ser mais prazeroso para o colaborador, que terá uma maior resiliência nos momentos difíceis 

- Seja específico em relação às metas a serem atingidas

Existem tarefas e existem projetos. Grupos mal liderados ou formados por pessoas desengajadas acabam se perdendo em meio aos afazeres, quando não sabem para que servem essas atividades. Agem, às vezes, no piloto automático, pensando em concluir as tarefas mecanicamente. 

Por isso, determinar critérios (micro e macro) claros e gerir adequadamente a entrada de demandas são iniciativas que estimulam indivíduos a agirem como donos do negócio. Cada um é chefe dentro daquela responsabilidade que lhe cabe, e deve ser estimulado a buscar excelência e segurança no que faz, sendo, por isso, respeitado. 

- Reconheça o esforço, os méritos e o desempenho final

Haja como um facilitador e contribua com a realização de cada integrante da sua equipe. Uma das principais razões que levam à frustração do colaborador é o não reconhecimento pelo bom trabalho realizado. Ações como essa dão estímulos ao engajamento - algumas vezes até mais do que a própria remuneração em dinheiro. 

Reconheça a autoria dos feitos individuais e coletivos e garanta que isso seja levado adiante.

- Estimule a Inovação 

Ser uma empresa verdadeiramente inovadora exige tenacidade e abertura. Essas qualidades vêm de cima para baixo, com ações voltadas a melhorias constantes, tais como Workshops de Cocriação, Projetos de Inovação, Hackathons, e muitas ações de gestão da inovação que podem ser aplicadas aos espaços físicos e à rotina diária.

Veja aqui 10 dicas para organizar um Hackathon interno em sua empresa

Leia também - Sua empresa precisa de uma cultura de inovação?

A inovação é como um gatilho, cujo estopim gera energia e crescimento a todos os envolvidos. Seja o exemplo!

- Incentivos e recompensas colaboram com a motivação

Não faça promessas sem fundamento, pois uma falsa recompensa é pior do que recompensa nenhuma. Se não é possível um aumento salarial, pense na hipótese de um bônus ao fim da conclusão bem sucedida de um projeto, e outras formas que atendam ambas as partes. 

Crie um significado que estimule o espírito de equipe, algo que agregue as necessidades da empresa, da equipe e de cada uma dessas partes. Construa seu time, e visualize sempre o momento de cada player desta engrenagem.

Próximos passos para obter engajamento em sua empresa

Aqui trouxemos algumas dicas amplas, mas sempre vale lembrar que cada organização possui um contexto que precisa ser entendido e analisado. A partir do desafio de engajar equipes, é possível promover uma imersão e desenvolver um estudo mais aprofundado dos perfis dos stakeholders envolvidos - nesse caso, dos colaboradores da sua empresa. Com os resultados dessa análise em mãos, está na hora de desenvolver ideias para mantê-los engajados e motivados. 

Categorias: Design Thinking

Nova chamada à ação

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes