Compartilhar:

Categorias:

7 min read

Cultura de inovação: o que é e como implementar?

A inovação está em alta, mas para implementá-la as empresas precisam passar por grandes mudanças. Muitos mencionam o termo cultura de inovação, você sabe do que se trata efetivamente?


Promover uma cultura de inovação nas empresas é um desafio amplo. Envolve desde a mudança de comportamentos, até a remodelação parcial ou completa de modelos de negócio, equipes e valores organizacionais.

E definir corretamente por onde começar é um dos passos fundamentais para implementar uma cultura de inovação consistente.

Se é isso que você busca, continue lendo este artigo e saiba como implementar a jornada de inovação em sua empresa. 

O que é cultura de inovação?

Para mergulharmos de vez no tema, precisamos definir o que é uma cultura de inovação. E, para isso, vamos reviver rapidamente o conceito que geralmente está associado à inovação.

Uma mudança positiva significativa. A execução de ideias que geram valor de negócio. Um instrumento de geração de riqueza. Todas essas frases representam visões distintas sobre o que é inovação. E todas elas estão corretas.

Um erro comum é achar que inovação resume-se ao ato de criar muitas ideias, quando na verdade, um processo de inovação implica em um movimento contínuo em direção à uma nova forma de pensar negócios.

Então, se a inovação não é um conceito fechado e leva em conta o avanço da tecnologia e as necessidades dos consumidores, o conceito de cultura de inovação também não tem uma medida certa.

Entretanto, podemos resumir a cultura de inovação como o hábito sistemático de explorar e aplicar novas soluções para resolver problemas e gerar valor por meio disto.

Qual a importância da inovação para o desenvolvimento de negócios?

Além de contribuir para a vantagem competitiva, o pensamento inovador pode auxiliar sua empresa a modificar completamente a forma de desenvolver produtos e serviços e torná-los mais adequados às necessidades dos clientes.

Ou, ainda, pode inspirar melhorias de processos que muitas vezes mais atrapalham do que ajudam os negócios.

Você já experimentou misturar pessoas de diferentes setores para solucionar algum desafio que possa haver na sua empresa? 

Um dos princípios básicos da inovação é a colaboração. Profissionais com diferentes especialidades podem contribuir com ideias inovadoras e percepções diversas, mas complementares.

Uma boa forma de aproveitar o capital humano da sua empresa é estimular momentos de trocas e usar a força criativa das pessoas como mola propulsora dos negócios.

Além disso, é uma maneira de reconhecer talentos e engajá-los a favor da inovação.

Pensamentos que inibem a inovação

 As atitudes da liderança podem sim contribuir para a criação de uma cultura de inovação.

Afinal, a mentalidade inovadora de uma organização começa na alta hierarquia e se distribui por todos os outros profissionais da empresa.

Reunimos alguns pensamentos que podem inibir a criação de uma cultura de inovação, veja quais são:

1 – “Não temos capacidade de inovar”

Líderes que subestimam a capacidade de inovar de sua empresa costumam ter o seguinte pensamento: “nossa empresa é grande demais para perder tempo com pequenas ideias”.

Ou imaginam também: “nossa empresa é pequena demais para perder tempo reunindo ideias e pensando muito alto”.

Inovar, no entanto, nada tem a ver com o porte ou o poder aquisitivo da empresa. A inovação tem a ver com a capacidade de estimular a criatividade e pensar de outras maneiras de fazer aquilo que já está sendo feito.

2 – “Somos pagos para trazer resultados para o negócio já existente”

Os líderes que pensam assim geralmente estão focados totalmente nas metas de produtividade e vendas, sem se dar conta de que poderiam fazer bem mais em menos tempo e, através da inovação, ganhar mais relevância no mercado.

As empresas mais inovadoras estão sempre abertas a repensar seus modelos de negócios. Elas reconhecem a dinamicidade do mercado, por isso, estão sempre estudando como melhorar seus processos, produtos e serviços.

3 – “Em time que está ganhando não se mexe”

Oxigenar a gestão não está nos planos dos líderes que pensam assim. Como os resultados estão dentro do esperado, eles não se importam se as pessoas estão fazendo um esforço muito grande para atingir os resultados.

Para estes líderes, ter um turnover alto não é sinal de que algo precisa mudar. E fazer diferente só vai colocar em risco aquilo que está dando certo. Assim não é possível inovar.

4 – “Inovar custa muito dinheiro”

Este pensamento é típico da liderança que não consegue reconhecer o capital intelectual que a empresa já reúne. 

Geralmente, não sabem qual a formação de seus subordinados e não entendem que as ideias mais disruptivas podem vir dos profissionais que não são especialistas.

Estimular o intercâmbio de ideias e criar condições para que os colaboradores possam contribuir com a empresa normalmente não custa nada. 

5 – “Não precisamos de ajuda”

Além dos habituais fornecedores, que prestam serviços tradicionais, os líderes com esse pensamento costumam desprezar a ideia de contratar consultorias especializadas em inovação. Para eles, este é um investimento desnecessário.

Da mesma forma, abrir as portas da empresa para se relacionar com as universidades, as entidades de classe, entre outros, é algo muito trabalhoso e também suscita “perigo”.

Boas práticas que contribuem para a criação da cultura inovadora

Como vimos, a inovação não acontece por acaso. Ela consiste em um conjunto de práticas sistemáticas para se atingir resultados. Ainda assim, é possível encontrarmos alguns ingredientes indispensáveis à consolidação de uma cultura de inovação.

Duas características (que estão interligadas) são de suma importância para que a cultura de inovação seja implementada com sucesso: 

  1. Autonomia;
  2. Cultura da experimentação.

Quando falamos de cultura da experimentação aqui, é importante frisar que pressupõe uma relação diferente com o erro.

Experimentar é essencial na construção de uma cultura de inovação sólida. E os erros também fazem parte desse processo.

A seguir, veja 5 atitudes que, como líder, você pode ter perante sua equipe para criar e disseminar uma cultura inovadora em sua empresa:

1. Ouça

Os membros da comunidade interna e externa de uma organização muitas vezes têm percepções tremendas e ideias que levam a inovações.

Ouça o que o seu time tem a dizer sobre os processos, as atividades, os produtos e serviços.

Você vai se surpreender com as ideias e aprender muito com os profissionais de diferentes formações e modos de pensar.

É importante também ter em mente que as ideias nem sempre vêm de especialistas. Às vezes, as maiores inovações vêm de novatos e profissionais que costumam ficar nos bastidores.

Esteja disposto a trocar ideias com pessoas que, inicialmente, não têm muito a ver com o assunto.

2. Dê autonomia

A estrutura de gestão plana não tem os processos de autorização e as linhas desconexas de comunicações que impedem a inovação.

Você sabe o que precisa ser feito e estabelece metas, então deixe as pessoas livres para encontrar a melhor maneira de entregar os resultados. Coloque-se como um facilitador e não como um fiscal.

3. Incentive a experimentação e abrace as falhas

Muitas das inovações mais significativas surgiram por acidente. Avanços como a descoberta da penicilina ou a potência de micro-ondas são o resultado de acidentes científicos.

Portanto, não reprima as falhas. É errando que se aprende. Evite inibir a ousadia e a coragem das pessoas, pois, assim, elas farão experimentações, darão asas à imaginação e inovarão.

4. Incentive a colaboração externa

Nenhuma organização tem todas as cartas para o desenvolvimento de inovações.

A colaboração com grupos complementares de fora da empresa, como universidades, órgãos governamentais e grupos de reflexão muitas vezes trazem novas perspectivas e ideias para o processo de inovação.

Como implementar a cultura de inovação em uma empresa?

1. Tenha a intencionalidade como seu guia

Iniciativas como workshops, com caráter mais de capacitação, e hackathons, cujo objetivo final é gerar um produto final ou MVP, são essenciais para que os times estejam aculturados a gerar valor.

Nem toda inovação é decorrente de intencionalidade. Mas ter processos estruturados para isso é, sem dúvida nenhuma, um método mais eficaz para perseguir o novo.

Portanto, promover iniciativas cujo objetivo final é chegar a um resultado inédito são mais do que bem-vindas.

2. Cria um ambiente propício para a inovação

Você sabe, se quiser resultados diferentes, precisará empregar esforços diferentes.

A melhor forma de fazer com que sua equipe passe a operar tendo a inovação como a base de suas decisões é criando uma nova cultura corporativa.

E, se a criação de uma cultura está calcada no cultivo de novos hábitos, é preciso criar espaço para a inovação.

Existem alguns pontos na criação desse “espaço para inovar” – e referem-se, basicamente, à diminuição de restrições e maior flexibilidade nos métodos empregados no dia a dia.

Em um mundo cada vez mais remoto, essa dica assume uma nova dimensão, claro, mais digital. Isso quer dizer que essa flexibilidade não está restrita ao ambiente físico.

Cabe às lideranças e facilitadores, estabelecer os meios que aproximem os colaboradores e os incentivem a manter os hábitos do regime presencial.

3. Promova a autonomia

A construção de uma gestão horizontal é um dos atributos da tal flexibilidade que já mencionamos, que integra o processo de inovação.

Deixe as pessoas livres para encontrar a melhor maneira de entregar os resultados. Coloque-se como um facilitador e não como um fiscal.

4. Incentive a experimentação e abrace as falhas

Como falamos bastante sobre esse tema no tópico anterior, aqui vai um conselho simples e rápido, só para reforçar o conceito: não reprima as falhas.

É errando que se aprende. Evite inibir a ousadia e a coragem das pessoas, pois, assim, elas farão experimentações, darão asas à imaginação e à inovação.

5. Dedique tempo à inovação

É difícil produzir novos pensamentos e ideias quando seu time está sendo espremido por demandas.

Por isso, garantir que seus colaboradores tenham tempo disponível para respirar e engajar-se em temas de seu interesse é um passo fundamental para a implementação de uma cultura de inovação eficaz.

Ah, e não confunda isso com improdutividade, por favor. Essa espécie de “ócio criativo” é tido como um dos principais geradores de ideias (da mesma forma que momentos de crises são tidos como uma espécie de catalisadores de inovação).

Conte com a ajuda de especialistas!

Uma cultura de inovação começa com a atitude organizacional de aceitar que o mundo realmente mudou.

Implementar uma cultura de inovação pode parecer um desafio inatingível, mas parcerias e consultorias podem fazer dessa empreitada.

Recentemente fizemos um post sobre porque você deve investir em uma consultoria de inovação.

Nele você pode conferir:

  • o que faz uma consultoria de inovação.
  • quais são os serviços que compõem esse serviço.
  • em quais frentes nós atuamos.
  • quais resultados você pode alcançar.

Seja para produtos ou serviços (físicos e digitais), a MJV tem a solução certa para impulsionar a inovação na sua empresa. 

Agora quer saber como levar a inovação para sua empresa através de etapas, técnicas e ferramentas? Clique no banner abaixo e baixe o livro Design Thinking Inovação em Negócios.

Voltar