RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Como utilizar os Cartões de Insight

Design Thinking | Publicado por Time MJV on 10/dez/2015 11:00:00

Design_Thinking_Cartes_de_Insights.jpg

Após a Imersão do Design Thinking, Insights mil surgem das pesquisas. Para aproveitar melhor essas sacadas, utilizam-se Cartões de Insights.

Conceitualmente, Cartões de Insights são reflexões embasadas em dados reais das Pesquisas Exploratória, Desk e em Profundidade, transformadas em cartões como o que você vê na foto abaixo.

Cartão de Insight - MJV Inovação

Pode parecer pouco mas, quando se tem uma quantidade enorme de Insights de campo, esses cartões ajudam a equipe de projeto, não apenas pela possibilidade de consultar e manusear rapidamente os cartões, mas também porque visualizá-los abre as portas para a criatividade.

 

 

Como usar os Cartões de Insight

Geralmente os Cartões contém um título que resume o achado e o texto original coletado na pesquisa, sempre citando a fonte. Além disso, podem ter outras codificações (como o local de coleta do Insight, momento do ciclo de vida do produto/ serviço ao qual se refere etc.) para facilitar a análise. Como alguns projetos envolvem diversas etapas, temos uma organização dos achados de campo.

Cartes_de_Insight_-_Blog_MJV.pngReuniões posteriores poderão resultar na criação de um Diagrama de Afinidades, que serve para identificar padrões e inter‐relações entre os dados, assim como em sessões de ideação colaborativa para inspirar a geração de ideias. 

Ao longo da Pesquisa Desk, sempre que se identifica uma questão relevante para o projeto ela é capturada em um cartão onde se registra o achado principal, a fonte e uma explicação do assunto.

Já na pesquisa de campo, geralmente os cartões são criados quando o pesquisador volta para “casa” e repassa o que viu e ouviu registrando as questões que saltaram aos olhos.

Além disso, os insights também podem surgir ao longo da Imersão durante as reuniões de debriefing da equipe de projeto nas quais as experiências dos diversos pesquisadores são confrontadas e os padrões e oportunidades capturados.

Quer saber mais? 

Baixe o e-book "Design Thinking - Inovação em negócios" e saiba como utilizar outras ferramentas dessa metodologia.

Categorias: Design Thinking

Design Thinking - Inovação em Negócios

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes