RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Construindo o Futuro com Design Thinking: Estudo de Caso

Design Thinking | Publicado por Time MJV on 8/dez/2016 18:29:20

*Trecho retirado do whitepaper Construindo o Futuro com Design Thinking: Planejamento Empresarial Cocriativo

Agora que nós já escrevemos sobre os sinais de que uma empresa precisa rever seu planejamento e sobre como é possível criar um planejamento mais assertivo com Design Thinking (DT), vamos compartilhar um caso real de aplicação da metodologia para essa finalidade.

integracao-equipes-blog.pngNo âmbito da empresa de combustíveis com quem desenvolvemos um projeto de DT, identificou-se que um dos departamentos da companhia possuía um papel protagonista na realização dos objetivos estratégicos gerais da organização. A empresa possuía desafios que iam desde como engajar os colaboradores, até a reformulação de processos internos e externos.

O projeto, contudo, dedicou-se a repensar a interação dos funcionários com a companhia. Esse objetivo alinhava-se ao objetivo macro da organização, tendo em vista que a área precisaria reconsiderar a eficiência no dia a dia.

Após a fase de Imersão e de Análise e Síntese das informações coletadas por meio do plano de pesquisa, a equipe de projeto propôs uma série de workshops de cocriação, nos quais foram criadas dinâmicas para estimular a criatividade e a colaboração das equipes. Das ideias geradas, 38 foram pré-selecionadas e 8 foram escolhidas para Prototipagem.

Um dos protótipos se dedicava a aumentar a visibilidade do departamento por meio de um encontro para estimular a proatividade do colaborador, além de gerar e compartilhar conhecimento com os demais membros da área. Na reunião mensal, foram incluídas pautas sobre status e sugestões internas constantes de inovação. Dois funcionários foram sorteados a cada mês para apresentar uma proposta de mudança na rotina de trabalho levando em consideração a sua área, seu departamento e a empresa.

Os colaboradores ganharam um tempo para expor suas ideias, com temas livres, e podiam receber feedbacks dos colegas e dos superiores. Para orientar as apresentações, a ideia deveria conter o problema, como ele foi identificado, o gargalo que ele cria, uma proposta de mudança, como seria elaborada a mudança, quais resultados esperados e como testar/validar a solução.

Na fase de Implementação, o protótipo sofreu alguns ajustes, mas hoje faz parte da rotina da empresa de forma estruturada e sistêmica. Surgem ideias novas a todo momento como novas propostas para eficiência energética do prédio da empresa, reaproveitamento de materiais não utilizados em obras, sugestões de melhorias na comunicação da equipe entre outras.

Próximos passos: como planejar o futuro da sua empresa

O protótipo mencionado deixou clara a importância do envolvimento dos colaboradores, com novas ideias vindo de dentro e com assuntos extremamente pertinentes à sua rotina. Assim, intensos debates foram criados, oportunidades de liderança foram estabelecidas e todos saíram com uma visão mais holística a respeito do que o departamento era capaz de realizar. As equipes puderam usar as ferramentas do Design Thinking para cocriar soluções criativas e viáveis.

Baixe e compartilhe o livro Design Thinking - Inovação em Negócios nas redes sociais e ganhe um toolkit!

Entretanto, uma cultura de inovação necessita de constante reforço e aprendizado para de fato fazer parte do mindset dos colaboradores e se tornar uma constante na evolução empresarial.  Essa consciência deve estar presente desde o momento do planejamento estratégico, que deve ser revisado constantemente a fim de garantir uma execução assertiva e eficaz.

Métodos como o Design Thinking não só auxiliam no acompanhamento das ações e objetivos, como também na extração de lições aprendidas que podem ser aplicadas em planejamentos futuros. À visão interna pode ser agregada a visão de equipes de projeto dedicadas a facilitar o processo, utilizando ferramentas inovadoras para a visualização e estruturação de resultados.

Além disso, o pensamento colaborativo deve ser estimulado para garantir o engajamento e o empoderamento dos responsáveis por garantir que os objetivos estratégicos de sua empresa sejam atingidos. O Design Thinking permite, assim, estabelecer pontos de contato entre diferentes esferas da empresa, uma integração que surte efeito direto na execução de metas e projetos, e que funciona como uma costura, garantindo que o planejamento seja levado a sério do começo ao fim.

Quer transformar a maneira de fazer o planejamento estratégico da sua empresa? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente no webinar Construindo o Futuro com Design Thinking: Planejamento Empresarial Cocriativo.

 

Categorias: Design Thinking

webinar-construindo-o-futuro-com-design-thinking-blog

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!