Compartilhar:

Categorias:

3 min read

Market Mining: como impulsionar estratégias de Marketing a partir da mineração de dados

Lembra dos 5 P’s do Marketing? A eles (Público, Produto, Promoção, Preço e Praça) se aplicam também cinco possibilidades de Data Mining, que agrupamos de acordo com o tipo de conhecimento extraído.


Esse modelo possibilita um melhor desenvolvimento de estratégias de Marketing na era da informação: o que chamamos de Market Mining é a junção de técnicas.

Técnicas de Data Mining auxiliam na tomada de decisões através da extração e reconhecimento de padrões, para a previsão e entendimento do comportamento de consumidores em grandes bases de dados, tarefa extremamente difícil de ser feita manualmente.

Market Mining: Juntando Mineração de Dados ao Marketing

A fonte dos dados é plural: desde enquetes e entrevistas até dados de redes sociais e afins. A própria visualização dos dados, apesar de permear todas as outras categorias, tem se destacado como uma categoria própria, uma vez que é responsável diretamente por uma gama de insights.

Conhecendo o seu consumidor

Em plena Era da Assistência, é inegável que há poder em saber extrair insights para incrementar decisões de Marketing, a partir de dados disponíveis na web. E a atividade de Data Mining exige uma equipe preparada para perceber as oportunidades e ir além dos números e gráficos.

As informações coletadas, com base nessa atividade, possibilitam inferir como investir esforços para conquistar o público e atingir suas necessidades reais. É uma estrada aberta para uma grande evolução relativa à capacidade de predizer as necessidades dos clientes.

Os 5P’s do Market Mining: 

People (Pessoas): Identificando e entendendo o público

Para a eficiência do marketing contemporâneo, é essencial identificar e entender grupos específicos de clientes. Desde a segmentação, de acordo com padrões de comportamento, até a identificação de diferentes tipos de personas. Devido à grande quantidade de dados disponíveis, é muito mais assertivo segmentar os clientes por perfis, com interesses e comportamentos semelhantes.

Product (Produto): Qual é a percepção a respeito da sua marca?

Existem inúmeros modelos desenvolvidos para a análise de Produtos. Em particular, uma aplicação extremamente útil reside na chamada Análise de Sentimento: o monitoramento constante do conteúdo publicado em redes sociais, e na web em geral, sobre determinado produto, estratégia de Marketing e afins.

Esta análise auxilia nas estratégias de Marketing, voltadas para a reputação do produto e da empresa em geral, através da medição do sentimento do público alvo, regulando a assertividade de campanhas em geral. Outra aplicação clássica corresponde à ontologia de produtos. O conceito é combinar produtos que apresentem algum tipo de similaridade.

Promotion (Promoção): Criando campanhas de sucesso

Uma das formas de aumentar as vendas e a retenção de clientes é através da aplicação de promoções voltadas para um público especifico. Nesse contexto, é importante entender o impacto econômico e social de suas campanhas, para alinhamento de estratégias.

Análises focadas em campanhas promocionais podem se beneficiar de dados coletados por pesquisas de opinião, enquetes online e, eventualmente, análises de mídias sociais.

Outro exemplo comum é a análise de cesta de produtos, voltada para o desenvolvimento de sistemas inteligentes de recomendação de produtos. Essa prática já é amplamente utilizada por empresas como Amazon e outras gigantes do e-commerce mundial.

Price (Preço): Avaliando a relação entre cenário econômico e demanda

A ideia sobre o elemento Preço envolve o apoio aos gestores de Marketing no engajamento em diferentes estratégias de precificacão, apoiando na reação a estratégia de diferente competidores. O foco é estimar o preço ótimo de produtos, de acordo com predições de cenários econômicos e predições de demanda.

Place (Lugar): Mapeando o espaço estrategicamente

O último P é o elemento de lugar. Esse elemento vem se tornando cada vez mais importante devido ao aumento do uso de dispositivos com GPS, como smartphones. Lojas podem entregar ofertas em tempo real baseadas na geolocalização de seus clientes.

Através da geolocalização é possível desenvolver estratégias de Marketing de Oportunidades, em que empresas lançam ofertas relâmpago para consumidores que estejam próximos de suas lojas.

Pode-se, também, prever a localização de clientes, considerando aspectos de mídias sociais, ofertando, antecipadamente, produtos e serviços que dependam da localização do cliente, como em viagens e eventos.

Voltar