Compartilhar:

Categorias:

2 min read

Design Thinking: o que são Cadernos de Sensibilização

Entenda de uma vez por todas o que são os cadernos de sensibilização utilizados no Design Thinking!


Quem acompanha o Blog da MJV já sabe que o Design Thinking possui ferramentas incríveis para compreender a fundo os desafios de um projeto e principalmente, a percepção dos usuários. Nesse post você vai conhecer os Cadernos de Sensibilização

Os cadernos são uma forma de obter informações sobre pessoas e seus universos. Os cadernos possibilitam coletar dados do usuário com o mínimo de interferência sobre suas ações, ou quando a questão investigada se desenrola de forma intermitente ou dentro de um longo período. Preparamos até um vídeo para ilustrar a aplicação desta técnica. 

Ao contrário de uma abordagem de observação direta e presencial, esta técnica permite que o próprio usuário faça o relato de suas atividades, no contexto de seu dia a dia. Este tipo de informação é útil na fase de imersão, uma vez que possibilita o entendimento do universo do usuário, de seus sonhos
e de suas expectativas, sem que o pesquisador precise ir até ele.

Quando usar

Geralmente é utilizado quando o usuário está fisicamente distante ou quando o tema é delicado e ele se sentirá mais à vontade para registrar informações individualmente. Os cadernos também podem ser usados para sensibilizar participantes para uma sessão generativa, permitindo que eles cheguem ao encontro já preparados para conversar sobre o problema e as ideias a serem debatidos.

Como preparar

Para a confecção do caderno, ou diário, é importante mapear o que se quer obter como resultado da pesquisa e, com base nisso, criar os exercícios a serem preenchidos pelos usuários. As atividades podem variar desde relatos de tarefas realizadas ao longo do dia e percepções sobre as experiências, até colagens, orientação para registros fotográficos de alguma situação específica, dentre outros. Por fim, o material torna-se um registro adicional sobre o universo de cada participante.

Entenda o que são os Cadernos de Sensibilização

Case MJV

A MJV trabalhou em um projeto que visava explorar as experiências dos indivíduos em relação à comunicação institucional analógica (cartas, folders etc.) e digital (e-mail marketing, sites etc.). Para ele foi criado um livro de atividades com o objetivo de sensibilizar os participantes para o assunto.

Quer saber mais? Baixe nosso E-Book.

Voltar