Compartilhar:

Categorias:

2 min read

Design Thinking: Workshop de Cocriação

O workshop de criação é uma ferramenta do Design Thinking ideal para análise


O Workshop de Cocriação é um momento incrível do Design Thinking. Esse encontro é organizado na forma de uma série de atividades em grupo com o objetivo de estimular a criatividade e a colaboração, fomentando a criação de soluções inovadoras.

Quem já participou sabe o poder de um Workshop, criado para que indivíduos com backgrounds diferentes utilizem suas capacidades de solucionar problemas de negócio de forma dialógica e eficaz. Nesse post vamos mostrar como é a organização e o fluxo desse evento.

Quem convidar

Geralmente são convidadas as pessoas que podem ter envolvimento direto ou indireto com as soluções que estão sendo desenvolvidas, ou seja, o usuário final, os funcionários da empresa que demanda o projeto e a equipe que atua como facilitadora da dinâmica.

Quando organizar

Em momentos onde há uma quantidade grande de dados que podem ser melhor trabalhados por uma equipe estendida ou quando é preciso agregar conhecimentos de diferentes especialistas envolvidos em um projeto.

É bastante útil em momentos de impasse, onde novas visões sobre as ideias se fazem necessárias. Também pode ser usado na validação de ideias por uma equipe que não está necessariamente envolvida no dia a dia do projeto, mas que naquela ocasião pode contribuir de forma significativa para o seu andamento.

Ou é claro em qualquer situação desafiadora, na qual se faça construtiva uma sessão criativa de trabalho, onde os participantes são convidados a interagir na geração de ideias de forma colaborativa.

Sobre o andamento

Primeiramente é feito um quebra gelo.

As sessões, muitas vezes, são iniciadas com uma tarefa simples e rápida, não necessariamente relacionada ao projeto, cujo objetivo é ajudar a quebrar a preguiça e a timidez entre os participantes que, muitas vezes, estão se encontrando pela primeira vez.

Procura-se elaborar atividades dinâmicas de curta duração e em pequenos grupos, a fim de que os presentes ativem sua criatividade e proatividade em relação aos demais colegas.

Essas atividades podem ser intercaladas com apresentações das ideias geradas e intervalos para comes e bebes. Como cada projeto tem uma natureza e necessidades intrínsecas, cabe aos organizadores pensar em atividades estimulantes que auxiliem e propiciem um trabalho colaborativo.

Para complementar esse conhecimento acompanhe nossa animação:

O material escrito dessa postagem faz parte do nosso Livro de Design Thinking, e contém inúmeros cases que ilustram como aplicamos Workshops de DT em nossos projetos. 

Aprenda mais sobre outras ferramentas de Design Thinking, baixe nosso livro Design Thinking: Inovação em Negócios.

Voltar