RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Dez dicas para selecionar o Scrum Master que a sua equipe precisa

Metodologia Lean | Publicado por Time MJV on 24/ago/2017 18:10:40

Benchmarking punto clave en el plan de exportación.jpg

Conduzir equipes para que sejam cada vez mais autônomas e capazes de desenvolver funcionalidades de forma agil pode ser uma tarefa desafiadora. É muito mais fácil entregar resultados ágeis e assertivos quando há um profissional dedicado a facilitar o processo, como o Scrum Master. Esse profissional é responsável por assegurar a coesão do time e garantir que fatores externos não atrapalhem o andamento do projeto.

A equipe de um Scrum ainda conta com o PO (ou  Product Owner), que leva em consideração os riscos e benefícios das tarefas, o que pode ser feito e o que desperta o interesse dos envolvidos, e a equipe, que precisa ter todas as habilidades necessárias para compreender a visão do PO e transformar em realidade.

O Scrum Master desempenha um papel importante no processo, mantendo a abordagem ágil em execução, facilitando reuniões, interagindo com executivos e outros gerentes e lidando com outras funções. Em suma, ele promove o balanceamento e facilitação do projeto de forma geral. Conheça abaixo as características principais para selecionar o Scrum Master que a sua equipe precisa.


O Scrum Master que a sua equipe precisa…


  1. Entende que os princípios são mais importantes que as práticas. Afinal, sem uma compreensão sólida dos princípios ágeis, todas as práticas implementadas perdem a utilidade. Mas uma compreensão aprofundada desses princípios por todos os envolvidos aumenta as chances de sucesso dessas práticas.
  2. Se atreve a ser disruptivo. Ele sabe quando é necessário o pleno andamento do projeto e está preparado para promover a inovação disruptiva dentro da organização.
  3. Está familiarizado com a gamificação. Um bom Scrum Master é capaz de usar os conceitos da mecânica de jogos para envolver os usuários na solução de problemas e aumentar a contribuição deles.
  4. Envolve a equipe no desenvolvimento do processo. Ele assegura que toda a equipe entenda o valor de cada evento do Scrum. O Scrum diário, por exemplo, deve ser planejado num tempo que abranja a participação de todos os membros.
  5. Reconhece e age em conflitos de equipe. Ele reconhece o conflito em um estágio inicial e pode aplicar diferentes atividades para resolvê-lo. Um bom Scrum Master entende que um conflito saudável e um desentendimento construtivo podem ser usados para construir uma equipe ainda mais forte.
  6. Está ciente do ambiente em que está inserido. Um bom Scrum Master pode ter um impacto na cultura da organização para que as equipes possam realmente se desenvolver. Ele entende que mudar o comportamento das pessoas não é mudar pessoas, mas o contexto em que se encontram.
  7. Tanto é dispensável como desejado. Um bom Scrum Master apoia o crescimento de equipes de tal forma que alcançam um certo nível de autonomia no cotidiano. Porém, devido à sua contribuição, ele será consultado com frequência. Seu papel muda de professor e coach diário para um mentor e conselheiro periódico.
  8. Valoriza o ritmo. Ele entende o valor de manter o ritmo constante de sprints e faz de tudo para criá-lo e mantê-lo. O ritmo de sprint deve se tornar o “coração” da equipe, onde todos conhecem a data, hora e finalidade de cada evento do Scrum, sabem o que é esperado e como se preparar. Assim, é possível um foco completo no conteúdo.
  9. Tem influência a nível organizacional. Um bom Scrum Master sabe como motivar e influenciar a nível tático e estratégico. Alguns dos impedimentos mais difíceis que uma equipe enfrentará ocorrem nesses níveis; portanto, é importante que um Scrum Master saiba como atuar nos diferentes níveis dentro de uma organização.
  10. Lidera pelo exemplo. Um bom Scrum Master é aquele que os membros da equipe desejam seguir. Ele faz isso os inspirando a alcançar seu potencial interno e mostrando como devem se comportar. Em momentos difíceis, ele mostra como agir diante da situação; não entra em pânico, fica calmo e ajuda a equipe a encontrar a solução.

Categorias: Metodologia Lean

scrum-guia-para-implementar-em-gerenciamento-de-projetos

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!