RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Dois projetos para engajar colaboradores

Design Thinking | Publicado por Time MJV on 9/mar/2017 18:17:53

Engajamento é uma das principais palavras-chave da eficiência corporativa. Ao longo das últimas semanas falamos sobre a importância do engajamento de equipes e como ela pode ser estimulada.

No post de hoje, falaremos sobre alguns de nossos projetos desenvolvidos para esse fim, com ênfase na gestão de mudança e comunicação interna.

engajamento-de-equipes-blog-mjv.jpeg

Engajamento para gestão de mudanças

Para a implantação eficiente de um novo sistema de gestão, o engajamento de todos os funcionários para quem o sistema se destina é crucial. Com isso em mente, a MJV foi chamada por uma grande multinacional para criar e implementar um sistema de gestão de mudança para a utilização de um novo sistema ERP.

Esse sistema tinha o objetivo macro de engajar seus gestores no aprendizado de um conteúdo complexo e na troca de informações, em um curto espaço de tempo.

Como?

Para atingir esse objetivo, foi elaborado um sistema guiado pela gamificação. Um jogo online foi criado, em formato quiz, sobre o conteúdo do novo sistema. Os melhores jogadores ganhavam prêmios de acordo com a quantidade de pontos acumulado.

A formatação da estratégia e do jogo foi formulada a partir do Design Thinking. Foram utilizadas as ferramentas de pesquisa desk, entrevistas com os stakeholders, levantamento de requisitos e análise, definição de critérios norteadores e, posteriormente, o desenvolvimento do protótipo navegável.  

A utilização de uma plataforma gamificada reduziu significativamente a resistência a adoção do novo sistema e resultou, inclusive, no aumento da produtividade.

Outro benefício resultante da empreitada foi a melhoria na comunicação interna do time de projetos e colaboradores preparados e informados para as mudanças de comportamento necessárias.

Engajamento para comunicação interna ou implementação de planejamento estratégico

O processo de definição do planejamento estratégico de qualquer empresa é por si só uma empreitada que exige um enorme esforço colaborativo e dedicação. Planos perdem todo o seu propósito quando não são colocados em prática, por isso comunicá-los a toda a empresa e implementá-los da forma prevista é o desafio seguinte a esse processo.

Após um longo período coordenando a estruturação do planejamento estratégico de uma grande companhia brasileira, a MJV continuou o seu trabalho desenvolvendo uma plataforma de acompanhamento dos objetivos e metas definidas, trabalho que foi pautado em estatísticas relacionadas a processos de gestão de mudanças.

A partir da materialização do planejamento estratégico, o principal desafio passa a ser acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas, bem como engajar de maneira contínua os colaboradores na execução de ações estratégicas.

Uma solução mobile foi elaborada para permitir que a alta gestão acompanhasse os desdobramentos do processo de forma simples, através de uma linguagem visualmente clara. Assim, o acompanhamento do planejamento estratégico se torna parte da rotina da empresa, integrando todos os envolvidos no processo em uma só plataforma simples e móvel.

O engajamento de equipes pode ser estimulado de muitas formas, cada uma delas adequada às peculiaridades de cada empresa. Conhecimento acerca dos colaboradores e como funciona o seu ecossistema são essenciais para traçar uma estratégia eficaz, com as ferramentas certas (tecnológicas ou não), que motive a equipe a performar da forma desejada.

 

Categorias: Design Thinking

cta-blog-guia-cultura-de-inovacao

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes