Compartilhar:

Categorias:

5 min read

Frameworks Ágeis: saiba como funcionam na prática

Os Frameworks Ágeis são abordagens de trabalho que ajudam o time de negócios a vivenciar o mindset Ágil, na prática.


Imagine vários caminhões, bem pesados e cheios de produtos, trafegando lentamente. Com as empresas, isso também ocorre: mesmo sólidas, não se movimentam com agilidade. Para tornar os processos corporativos mais dinâmicos, escalar valores e aumentar a produtividade, os Frameworks Ágeis surgiram.

Com os Frameworks Ágeis, a equipe vivencia o mindset Ágil na prática por meio de diversas abordagens de trabalho

Conhecer, separadamente, cada uma delas e combiná-las com outras metodologias específicas, permite extrair o melhor de cada solução.

Quer conhecê-las a fundo? Mergulhe neste artigo!

5 Frameworks Ágeis mais utilizados

1. SCRUM

O framework Scrum sustenta-se em pilares e papéis bem definidos: os clientes se tornam parte da equipe de desenvolvimento e podem validar ou redefinir entregas.

Assim, o método utiliza etapas ou ciclos de desenvolvimento – sprints – que permitem qualidade nas entregas e possibilidade de mudança de requisitos ao longo do processo.

Desta forma, os riscos são melhores trabalhados e reduzidos, já que os progressos e atrasos são monitorados.

Princípios do Scrum:

  • Transparência – todas as informações e atividades desenvolvidas pela equipe devem estar disponíveis para a equipe;
  • Inspeção – as atividades são monitoradas, priorizadas e avaliadas periodicamente em reuniões diárias, o que permite atestar a qualidade da entrega;
  • Adaptação – após a inspeção, as atividades são refinadas e ajustadas para que não existam problemas. São realizadas reuniões de feedback (review e retro) para avaliar os pontos mutáveis e o caminho a ser seguido em novas sprints (plannings).

Papéis do Scrum:

  • Scrum Master (SM) – pessoa que monitora os processos ou atividades da equipe, controla prazos e verifica se existe algum impedimento para a realização;
  • Product Owner (PO) – pessoa da equipe responsável pelo projeto e que representa os clientes/stakeholders. Responde pelo negócio;
  • Development Team (DT) – grupo multifuncional ou equipe responsável por analisar, desenvolver, implementar e testar o produto/serviço.

Onde aplicar:

O Scrum é altamente aplicável na definição de prioridades dos processos e otimiza o desenvolvimento de gestão em diferentes segmentos. 

São eles: áreas de Consultoria, Tecnologia, RH, Telecomunicações, Marketing, Engenharia, Seguros, Saúde, entre outros.

2. Kanban

Kanban faz referência à palavra japonesa que significa “registro ou placa visível”. 

A ferramenta foi introduzida, primeiramente, para dar um panorama do fluxo de tarefas realizadas nas linhas de montagem do Sistema Toyota de Produção.

O objetivo era que todo trabalho realizado fosse visualizado pela equipe, com as atividades divididas e direcionadas à cada responsável.

Hoje, a ferramenta organiza as tarefas em torno dos seguintes quadros: “a realizar” (to do), “em andamento”  (WIP – work in progress) e “já realizada“ (done).

Essa é uma ótima maneira de identificar gargalos e desperdícios, já que permite uma forte assimilação de informações pela equipe.

Com sua gestão sempre à vista, a comunicação e integração aumentam, o tempo de espera é reduzido e a eficiência, garantida.

Princípios do Kanban:

  • Gestão à vista: as fases do produto ou serviço são identificadas claramente (visualização da cadeia de valor);
  • Desenvolvimento adaptativo: entrega-se o que tem valor antes, ao trabalhar a priorização;
  • Estágios de trabalho: o processo pode ser mensurado e controlado, possibilitando a melhoria contínua.

Onde aplicar:

O Kanban é um método altamente aplicável em vários setores de uma empresa, como por exemplo:

  • No apoio à contratação de funcionários, por empresas de RH;
  • Na gestão financeira de todos os segmentos de empresa;
  • Na potencialização de estratégias de Marketing;
  • Na otimização de processos de TI e no aumento da produção em indústrias.

3. Extreme Programming (XP)

Este framework garante eficiência ao antecipar as mudanças necessárias para reduzir os custos do ciclo de vida do produto: o mesmo é validado pelo cliente durante seu desenvolvimento.

E para garantir projetos de software valiosos, leva ao extremo um conjunto de práticas como testar, revisar, desenvolver, integrar, simplificar e realizar iterações curtas.

Assim, tanto o time desenvolvedor, quanto o dono do negócio, devem estar em sintonia para que os feedbacks sejam mais assertivos.

Princípios do XP:

  • Comunicação – clareza e confiança, resultado da conversa entre o time e cliente, com a eliminação de documentos. Histórias de usuários, clientes on-site, programação em pares e planning poker são técnicas eficientes para a troca de ideias e priorizações;
  • Simplicidade – desenvolver só o que será utilizado, descartando comandos complexos;
  • Feedback – o XP garante ao cliente, através de testes automatizados e constantes (iterações curtas, incrementos e releases), se o produto desenvolvido ainda funciona e atende o prazo;
  • Coragem – o cliente deve estar a par dos pontos positivos, negativos e da necessidade de mudanças e quebras de paradigmas. Por isso, é importante ter a coragem de ser transparente, sem maquiar os problemas;
  • Coach – pessoa responsável por garantir que a equipe siga, na prática, todos os valores (princípios) do XP. Ajuda o time na implementação do framework e monitora todos os processos.

Onde aplicar:

O XP é bem aplicado em empresas de grande porte, que lidam com database considerável. 

Por exemplo: empresas de Engenharia, com gestão de RH e DP processam bem o XP em suas folhas de pagamento.

4. PDCA

Promove a melhoria constante dos processos, fazendo uso das seguintes ações: planejar (plan), realizar (do), conferir (check) e agir (act).

Trabalhando de forma contínua, o ciclo do PDCA tem como objetivo planejar as mudanças, colocá-las em prática, checar se tiveram o efeito desejado e, caso positivo, implementá-las.

Quando o resultado difere do idealizado, é possível entender os motivos, corrigir os possíveis gaps com incrementos e alinhar novas metas.

Princípios do PDCA:

  • Planejamento – são estabelecidas a missão, ferramentas e objetivos necessários para atingir o resultado esperado;
  • Execução – momento em que as atividades relacionadas no planejamento são executadas;
  • Verificação – monitorar e validar os processos;
  • Ação – agir conforme o utilizado na verificação, e caso necessário, determinar novos incrementos para corrigir falhas e melhorar a qualidade do produto.

Onde aplicar:

Por ser um framework que preza pela qualidade dos processos, pode ser aplicado em qualquer segmento de empresa: bancos, indústrias, engenharia, tecnologia e outros.

5. Lean Startup

Ao valorizar o contato com clientes reais, o método valida ou elimina o produto, reduzindo desperdícios, a longo prazo.

Ele trabalha de forma enxuta e desenvolve produtos minimamente viáveis (protótipos MVP). As possíveis falhas são corrigidas a tempo da reconstrução, agora com novos incrementos.

Princípios do Lean Startup:

  • Construir – criar um protótipo de um produto que seja simples e que atenda às necessidades básicas
  • Mensurar – validar, com um grupo seleto de personas semelhantes aos clientes finais, se o produto é adequado ao planejado
  • Aprender – levantar métricas para justificar dar continuidade ao projeto, incrementá-lo e/ou restaurar um novo.

Onde aplicar:

Diferentes segmentos podem se beneficiar do Lean Startup. Este método é largamente utilizado no desenvolvimento de produtos e mercados, ampliando as suas aplicações além do nicho de tecnologia.

Implementar o Agile exige mudança de mindset corporativo

Vale ressaltar que, para uma empresa se tornar Ágil, primeiro exige a mudança de mindset dos gestores: a estrutura organizacional deve ser realinhada com base ações em etapas e voltadas à colaboração.

O próximo passo, para iniciar novos projetos de valor, é saber quais Frameworks Ágeis são os mais adequados e utilizá-los em conjunto com outras metodologias, como o Design Thinking , Design Sprint e o Lean

Fale com um especialista em Frameworks Ágeis

Leve o mindset Ágil de vez para sua equipe e tenha resultados, como: aumento de produtividade, dinamismo, autonomia do time, produtos com mais qualidade e outros.

Enviar

Quero aplicar a agilidade

hbspt.forms.create({ region: “na1”, portalId: “455690”, formId: “c9ef4911-a453-4346-a3e0-9e6c13a410a4” });
Voltar