RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Gamificação gera engajamento em treinamentos corporativos

Gamificação | Publicado por Time MJV on 13/jul/2017 18:37:46

IMG_2609.jpg

O engajamento dos colaboradores é o tipo de desafio que CEOs de grandes empresas têm de enfrentar em algum momento do negócio. Oferecer treinamento, melhorar a gestão de processos, aumentar os esforços para reter talentos-chave e aperfeiçoar os programas de desenvolvimento de lideranças são algumas das atividades que merecem atenção dos executivos. Com o mercado em constante evolução, e se apropriando cada vez mais de recursos tecnológicos, fugir do tradicional e inovar através da gamificação pode ser uma boa estratégia para manter os seus funcionários estimulados.

Funcionários motivados resultam em empresas bem sucedidas

Métodos tradicionais trazem segurança e bons resultados, mas quando uma empresa adota técnicas inovadoras, desperta a atenção e o compromisso da equipe. De acordo com Ysmar Vianna, presidente da MJV Tecnologia & Inovação, a adoção da gamificação pelas empresas pode ajudá-las nesse sentido.

 

Os jogos, além de entretenimento, servem como forma de engajamento. Não é somente uma atividade competitiva, mas também cooperativa, diz ele.

 

Case MJV: Gamificar para estimular

Recentemente, uma grande marca do varejo* decidiu mudar os sistemas em todas as áreas de suas lojas, o que representou um impacto na rotina operacional de nove mil colaboradores. A empresa, então, optou pela gamificação para capacitá-los e, assim, promoveu um treinamento muito mais lúdico e motivador. Coube à MJV conceituar e desenvolver o jogo como um todo.

O desafio do projeto era criar uma solução gamificada para substituir os treinamentos tradicionais usados hoje pela companhia. A solução deveria atender aos diferentes perfis de colaboradores para que todos fossem capacitados nos sistemas referentes a seus respectivos cargos.

Como resposta à esse desafio, a equipe de projeto idealizou a metáfora do jogo (sua mecânica), o conteúdo do aprendizado e desenvolvu o sistema. Como metáfora foi usado o conceito espacial em que os usuários são exploradores e precisam desbravar territórios ainda desconhecidos.

Em relação à mecânica, foi definida uma dinâmica de pontuação, ranking, troféus, avatares, times, além de outras funcionalidades, como o envio de notificações internas e a troca de mensagens entre colaboradores. Para o conteúdo, foram realizadas imersões nos novos sistemas com a finalidade de entender cada um dos processos, transformá-los em um passo-a-passo com linguagem simples e criar perguntas inerentes ao tema em questão.

Por fim, todo o desenvolvimento do projeto foi realizado pela própria equipe da MJV por meio do waterfall, método que consiste em gerenciar projetos de forma sequencial, em que avanço acontece à medida em que uma fase está inteiramente completa. Desta forma, tudo o que foi previamente idealizado na etapa de conceituação se manteve de acordo com o resultado final.

 

Quer saber como colocar em prática a gamificação no seu negócio para engajar seus funcionários? Clique aqui e confira oito passos para implementar o processo na sua empresa.

*O nome da empresa foi ocultado para preservar o sigilo do projeto

Categorias: Gamificação

Nova call-to-action

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes