Compartilhar:

Categorias:

2 min read

Gerenciamento de projetos com Scrum: entenda os benefícios para o seu negócio

Gerenciar projetos demanda esforço e colaboração de toda a equipe. Para alcançar os resultados esperados, é preciso levar em consideração fatores como visibilidade do processo, redução do desperdício e aumento da produtividade.


 Neste contexto, o Scrum é capaz de atender a essas expectativas e gerar diversas outras vantagens no gerenciamento de projetos.

O diferencial do Scrum, quando comparado com outras abordagens tradicionais, é a não-linearidade do processo. Isto significa que, a todo momento, o projeto é acompanhado e redimensionado para que a entrega seja assertiva. Isso permite que falhas sejam identificadas desde o início e ajustadas ao longo do desenvolvimento, evitando surpresas no final.

1-Gerenciamento-de-Projetos.jpg

No Scrum, problemos complexos são facilmente identificados e rapidamente resolvidos. Além de incentivar a inspeção e adaptação diária do projeto, o framework oferece transparência a todos os envolvidos.

Mentalidade ágil aumenta colaboração da equipe no projeto

A abordagem ágil também tem como objetivo aumentar a colaboração entre os membros da equipe. No Scrum, diferentes estratégias garantem a transparência e interação, como as daily meetings – reuniões diárias para alinhamento de equipe com,  no máximo, 15 minutos de duração.  Este formato permite que um membro do time mais disponível visualize quem está mais atarefado e, assim, ofereça ajuda ou sugira outro tipo de resolução. A comunicação é essencial para impactar positivamente no resultado do processo.

O Scrum baseia-se em uma mentalidade ágil que, quando compreendida por toda a equipe, torna o gerenciamento do projeto mais fluido. Ter maior controle e visibilidade ainda proporciona a redução considerável dos desperdícios, de tempo ou dinheiro.

Graças às adaptações regulares e a comunicação frequente entre os colaboradores, é possível ter mais agilidade na tomada de decisões e garantir que a entrega feita esteja de acordo com as metas estabelecidas.

Por identificar e solucionar, rapidamente, os erros ao longo do processo, a metodologia ainda evita o retrabalho, a interrupção constante do projeto, além de falhas de comunicação dentro da equipe, que afetam a produtividade. O Scrum também pressupõe:

  • Reuniões diárias
  • Estimar o nível de esforço exigido para a conclusão de cada tarefa
  • Priorização das atividades
  • Previsão para a duração e entrega das atividades
  • Criar relações horizontais, onde todos sintam-se fundamentais
  • Uso de um painel, físico ou digital, que indique o andamento de cada atividade
  • Equipes pequenas, para facilitar a agilidade do processo

A seguir, confira um glossário com os termos mais usados em projetos gerenciados a partir do Scrum:

Scrum Team: Equipe envolvida com as tarefas do projeto

Scrum Master: Responsável por promover o balanceamento e a facilitação das atividades desenvolvidas pela equipe.

Product Owner: Líder do projeto. É o responsável por intermediar a visão do negócio e a equipe que vai produzi-lo.

Scrum Board: Quadro físico ou digital que auxilia na visibilidade dos processos.

Burndown Chart: Gráfico desenvolvido para representar o progresso diário do projeto.

Daily Meeting: Reunião diária para alinhamento. Com duração máxima de 15 minutos, a reunião é realizada com todos de pé.

Sprints: Ciclos de cada projeto.

Product Backlog: Conjunto de objetivos do projeto.

Sprint Planning Meeting: Reuniões periódicas para planejar e priorizar os itens do product backlog que serão desenvolvidos dentro da sprint.

Sprint Backlog: Atividades específicas a serem executadas na sprint.

Sprint Review Meeting: Reunião que ocorre ao final de cada sprint para avaliar o funcionalidade da metodologia na equipe.

Interessado em conhecer mais sobre o Scrum e como a abordagem pode agregar valor aos seus negócios? Inscreva-se no webinar abaixo!

Scrum para negócios

Voltar