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As 3 fases do Design Thinking: imersão, ideação e prototipagem

Design Thinking | Publicado por Time MJV on 22/jul/2016 12:35:41
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A consultoria em Design Thinking (ou DT) inova através de uma abordagem focada no ser humano. O DT vê na multidisciplinaridade, na colaboração e na tangibilização de problemas, caminhos que levam às soluções para negócios.

Conheça as fases do DT e como cada uma delas ajuda no processo de inovação. 

Primeiramente, o que é Design Thinking?

O Design Thinking é um conjunto de métodos e processos utilizados para identificar e abordar problemas, com o qual se gera um pensamento criativo - ou seja, uma forma de pensar negócios com criatividade, através de maneiras pouco convencionais. Usado nas empresas modernas, esta metodologia está relacionada, basicamente, a levantamento de informações, análise de conhecimento e proposta de soluções.

Numa tradução mais literal, Design Thinking se refere à maneira do designer (neste caso, o profissional que está buscando soluções de qualquer natureza), no meio corporativo, pensar utilizando o pensamento abdutivo, ou seja, um tipo de raciocínio “fora da caixa”. Dessa forma, ele busca formular questionamentos através da compreensão dos fenômenos, com observação do universo do problema.

A seguir, veja uma rápida explicação de cada uma destas fases:

Imersão: encontrando a origem do problema

Esta é a fase de aproximação do problema.

A equipe busca mergulhar nas implicações do desafio, estudando tanto o ponto de vista da empresa quanto do cliente. São feitas pesquisas de todos os tipos: entrevistas, buscas de tendências (Cool Hunting), observação direta (como por exemplo a técnica de Sombra), e muito mais. 

A imersão pode ser dividida em Preliminar, quando há um primeiro contato com o problema e em Profundidade, quando se inicia o levantamento das necessidades e oportunidades que irão nortear a geração de soluções na fase seguinte do projeto, a Ideação.

Outras ferramentas de Ideação são (clique para saber mais): Cadernos de Sensibilização, Critérios Norteadores, dentre outros. 

 

Ideação: tempestade de ideias

Esta é a fase do brainstorming, a tempestade cerebral, quando as ideias são apresentadas sem nenhum julgamento.

É o momento de efetivamente começar a “pensar fora da caixa”, propondo soluções para o problema. Para isso, utilizam-se práticas de estímulo à criatividade, o que ajuda as pessoas a gerar soluções que estejam de acordo com o contexto do assunto trabalhado.

Não há limite de ideias nesta fase. Também é aconselhável que haja variedade de perfis de pessoas envolvidas, inclusive incluindo quem será beneficiado com as soluções propostas.

Outras ferramentas de Ideação são: Personas, Workshop de Cocriação, dentre outros. 

 

Prototipagem: é hora de bater o martelo

“Prototipar é tangibilizar uma ideia, é a passagem do abstrato para o físico de forma a representar a realidade - mesmo que simplificada - e propiciar validações”, explicam os autores de Design Thinking - Inovação em Negócios.

Em resumo, a Prototipação é a fase de validação das ideias geradas. É a hora de aparar as arestas, ver o que se encaixa no projeto, juntar propostas e colocar a mão na massa.

Apesar de ser apresentada como fase final, a prototipação pode acontecer em paralelo às outras fases. Conforme as ideias forem surgindo elas podem ser prototipadas, testadas e, em alguns casos, até implementadas.

No livro Design Thinking - Inovação em Negócios, uma das obras mais respeitadas no assunto no Brasil, esta explicação está bem mais aprofundada. Nele, os autores apresentam as três fases do DT: imersão, ideação e prototipação.

Outras ferramentas de Ideação são: Encenação, Protótipos de Papel, dentre outros.

Categorias: Design Thinking

Design Thinking - Inovação em Negócios

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