Compartilhar:

Categorias:

2 min read

5 Motivos pelos quais sua empresa precisa conhecer o Arduino

O Arduino não é a única, mas sim a mais conhecida plataforma de prototipagem eletrônica e só traz benefícios à prática da inovação


Neste post você entende melhor esta ferramenta e 5 motivos pelos quais a economia global faz muitos usos dessa tecnologia.

1 – Arduino: Inovação de baixo Custo

Uma inovação mediada por pesquisas e protótipos criados em Arduino pode parecer algo caro, mas não é. Quem está alinhado ao mercado sabe que esse investimento é super estratégico. Apostar em ciência e evolução com conhecimento do público alvo nunca é um investimento perdido. A MJV é pioneira em transformar negócios com base no Design Thinking, um método de inovação que, após uma fase de pesquisa e imersão, cria soluções utilizando prototipagem em Arduíno.

2 – Arduino é Fácil de Programar

Arduíno foi lançada em 2005 facilitando a criação de aplicativos com um tipo de programação padrão em C/C++, considerado simples e versátil.

3 – Arduino é Versatilidade

É assim: a placa Arduíno pode ter sensores acoplados, que a partir das informações coletadas armazena dados que vão até um Aplicativo instalado em um computador, por exemplo. A interpretação vai depender da funcionalidade planejada. Além disso, o Arduíno aceita botões, chaves, e outros dispositivos. O hardware possui também “saídas”, permitindo que interaja com providências como ligar e desligar outros equipamentos.

arduino-robot

4 – Funcionalidades

Os sensores podem atuar em diversas medições, como:

  • Temperatura e Umidade

Termostatos, detectores de fumaça, automação residencial e empresarial, climatologia, irrigação e agricultura.

  • Pulsação, Velocidade e Movimento

Equipamentos para a Tecnologia Vestível, como tênis que enviam para o e-mail do corredor seu trajeto, controle de filas, estacionamentos. Os “wereables” (Tecnologias Vestíveis) estão com investimentos multimilionários e já existem até designers especializados.

  • Som e Nível

Aplicativos para geladeiras, transporte, sensores de carros, piscinas, botânica, dentre outros.

5 – Foco na colaboração

O mundo conectado é todo em redes de colaboração. O Arduino também é um hardware livre feito para agregar programadores, como também faz a MJV em seus Hackatons, maratonas de programação abertas. Por tudo isso, objetos que já foram ficção científica hoje estão disponíveis ou serão logo lançados, como a chamada computação invisível, que já é uma realidade.

transformação_digital_ebook

Voltar