Compartilhar:

Categorias:

2 min read

8 passos para implementar a gamificação em sua empresa

Quer implementar a gamificação em sua empresa, mas não sabe como? Preparamos uma lista especial com 8 passos para já começar a inovar o seu negócio. Confira abaixo


1) Compreendendo o problema e o contexto

Para auxiliar no mapeamento do cenário e na compreensão do usuário, técnicas oriundas do Design Thinking podem ser utilizadas de forma a identificar o impasse, assim como suas causas e efeitos. Aproveite para conhecer mais sobre aquela metodologia inovadora lendo o post 7 fatos sobre Design Thinking que você precisa saber.

2) Compreendendo os jogadores

Após a definição do problema, procuramos entender mais a fundo quem são os jogadores – e como seus esforços podem ser empregados para resolver o problema – ou quais de seus comportamentos precisam ser alterados. Uma das ferramentas do Design Thinking que utilizamos é a persona, que representa a variedade de necessidades, motivações, desejos, expectativas e comportamentos observados, e ajudam no desenvolvimento de ideias para produtos e serviços voltados a experiências, além de facilitar o alinhamento de informações entre os envolvidos no projeto.

3) Critérios norteadores e Missão do jogo

Os primeiros são diretrizes que guiam o projeto, para que aspectos cruciais não sejam negligenciados. Gere uma lista de critérios a partir da análise dos dados coletados em campo em função dos objetivos do negócio.

Tendo em vista os critérios norteadores, defina a missão do jogo, objetivo principal da iniciativa de gamificação. Tente criar missões bem específicas e mensuráveis; ao invés de sugerir atividades genéricas como “aumentar as vendas”, tente ser mais objetivo e específico, algo como “estimular funcionários a trocar diariamente informações sobre boas práticas de venda”.

4) Gerando ideias para o jogo

Após a definição do problema e do seu contexto, do entendimento dos objetivos de negócio, das
peculiaridades dos jogadores e tendo a missão definida, são geradas ideias para determinar o formato do jogo.

Perguntas relevantes são:

Qual história se quer contar através do jogo?

Qual será o tema do jogo?

Qual será a estética do jogo?

5) Definindo o jogo e sua mecânica

Neste momento, a mecânica da atividade já pode começar a ser desenhada. O jogo pode terminar quando um jogador conquista um objetivo, pode discorrer num tempo determinado, ou ainda ser infinito.

6) Testando em baixa, média e/ou alta fidelidade

Realizamos a prototipação com o objetivo de validar a ideia gerada, assim como obter insumos para aperfeiçoá-la. Há diferentes formas de se fazer um protótipo: alta ou baixa fidelidade (proximidade do objeto e interações reais) e contextualidades (proximidade do público e contexto reais de interação).

7) Implementando e monitorando

Após a implementação do jogo, é necessário fazer o gerenciamento constante e avaliar a possibilidade de implementar modificações. Por isso, é importante ter métricas bem estabelecidas para validar as ações, a motivação e o engajamento dos jogadores.

8) Mensurando e validando

Para criação de métricas, são avaliados o engajamento despertado, o tempo dispensado à atividade e o ROI alcançado.

Atenção: O passo a passo não precisa necessariamente ser seguido na ordem proposta, mas esta foi pensada para servir de apoio nas primeiras implementações de gamificação.

Após saber os 8 passos para implementar a gamificação em sua empresa, que tal colocá-los em prática?

webinar_gamificação

Voltar