Compartilhar:

Categorias:

2 min read

Big Data, Data Mining e Data Warehouse. Quais as diferenças?

Você já deve ter ouvido falar em Big Data. Também já começou a ler por aí algo sobre Data Mining e Data Warehouse. Afinal, você sabe qual a diferença entre eles?


“Na velocidade com que surgem inovações em TI, é normal que a gente acabe confundindo alguns conceitos”, explica Jorge Mendes, diretor de Business Intelligence da MJV Tecnologia & Inovação.

A seguir, confira a diferença entre Big Data, Data Mining e Data Warehouse:

O que é Big Data?

Chama-se de Big Data a imensa quantidade de dados não estruturados que o mundo está produzindo atualmente. O termo surgiu no ano 2000, quando a virtualização e o acesso à tecnologia tomaram uma grande proporção. De acordo com o Gartner Group, diariamente são produzidos 15 petabytes de dados estruturados e não estruturados – vídeos, textos, áudios, imagens, redes sociais etc.

A consultoria IDC acredita que as empresas brasileiras movimentaram cerca de US$ 426 milhões no Brasil em 2014, para armazenar, processar e analisar estas informações.

“Para entender como Big Data pode ser usado para a gestão inteligente, veja o filme O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball), com Brad Pitt. Trata-se da história de um treinador que, com o desafio de dirigir um time de basebol de baixo orçamento, emprega a análise de dados para melhorar o desempenho de seus jogadores”, recomenda Jorge.

Brad Pitt, em “Moneyball” (USA, 2011): análise de dados para melhorar o desempenho da equipe

O que é Data Mining?

A tradução desta expressão, em inglês, é mineração de dados. O termo consiste no uso de processos para explorar grandes quantidades de dados digitais à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, com o objetivo de descobrir relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados.

De acordo com Jorge, “se Big Data é o conceito da explosão de dados, Data Mining é a forma como se trata esses dados, criando processos e parâmetros para melhor interpretá-los. São técnicas de recuperação de informação, reconhecimento de padrões, estatísticas e ferramentas de inteligência artificial, que permitem o tratamento estratégico das informações”.

O que é Data Warehouse?

Já Data Warehouse, que podemos traduzir como Armazém de Dados, é, basicamente, um depósito de dados digitais para armazenar informações corporativas detalhadas. “É um agrupamento inteligente de dados de uma mesma fonte, um princípio muito discutido quando relacionado a soluções de Business Intelligence”, explica Mendes.

Em resumo:

Big Data refere-se à quantidade exorbitante de dados produzidos diariamente, Data Mining é a “mineração” destes dados e Data Warehouse é um depósito de dados digitais.

Quer aprender mais sobre esse universo dos dados? Então clique no banner abaixo e acesse um material exclusivo. 

Ebook - Data Science: a guerra infinita

Voltar