RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Como aplicar a Internet das Coisas na sua empresa

Internet das Coisas | Publicado por Time MJV on 22/mai/2015 8:00:00

0.01

Já sabe o que significa Internet das Coisas (IoT)? Este post traz um resumo do que publicamos no novo e-book da MJV. Entenda como a IoT pode implementar melhorias na prestação de serviços e outras inovações baixando o nosso e-book gratuitamente!

Você está percebendo como a tecnologia está atingindo limiares de mais um grande upgrade? Pois um grande passo já está sendo dado na humanidade através da Internet das Coisas, a maneira através da qual é possível conectar objetos físicos à Internet.

Até 2020, são estimados mais de 30 bilhões de dispositivos conectados à rede. Os objetos físicos são dotados de algum elemento eletrônico capaz de coletar dados e enviar aos usuários. São muitos usos possíveis: a geladeira enviando SMS para o celular avisando que acabou a água, é uma delas. A tecnologia traz mais precisão, segurança e informação em diversas áreas. Confira algumas:

Aplicações da IoT

Serviços

Controles de estoques via RFID (uma espécie de etiqueta), acionamento de lâmpadas públicas, etc. O projeto Zelar é uma Startup da MJV que confere controle aos dispositivos básicos do lar, como abastecimento e uso de água, gás e luz, e pode ser usada para controlar remotamente a casa e até tomar as providências possíveis. Temos também um estudo para aplicação de um Alerta de Filas, que viabiliza a atenção ao problema em mercados, bancos e lojas.

Segurança

Sensores para automóveis, automação residencial, em objetos de uso pessoal como carteiras e relógios, dentre outros. A MJV possui um projeto para Seguro de Automóvel, o Lynks, que faz uso da IoT para compreender exatamente a conduta do cliente, ativando uma capacidade até então nebulosa para as seguradoras: a investigação de sinistros.

Saúde

Implantes de monitoramento cardíaco comunicam-se com a rede e podem ser controlados e verificados através de um aplicativo que recebe os dados. Tênis inteligentes é um outro exemplo de aplicação já em curso. O dispositivo publica a rota do corredor. O sistema de funcionamento é similar para todos os objetos.

Para ajudar as empresas a entender melhor sobre como a Internet das Coisas pode mudar o jogo das economias globais, a MJV criou o E-Book gratuito para download: "Internet das Coisas - Design Thinking e a ponte entre o mundo físico e o mundo da Informação".

Categorias: Internet das Coisas

New Call-to-action

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes