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Gestão de Mudança: usando Gamificação para diminuir impactos negativos durante uma implantação SAP (parte I)

Gamificação | Publicado por Time MJV on 19/dez/2014 16:00:00

Gestão de Mudança: usando Gamificação para diminuir impactos negativos durante uma implantação SAP (parte I)

Este é o primeiro de uma série de três posts sobre o uso da Gamificação para diminuir impactos negativos durante um processo de implantação de uma solução SAP.

 

Introdução

 

As soluções de gestão integrada (ERP) trazem grandes mudanças para as organizações. Contudo, a fase de implantação de uma nova solução, especialmente as ferramentas SAP, devido à sua robustez, podem trazer percepções distorcidas dos possíveis impactos negativos. “A transição de uma série de sistemas legados e processos para um sistema de gestão unificado e integrado requer cuidados”, aponta Bruno Medina, head de Gamificação da MJV.

A administração desse processo pode ficar bem mais fácil quando se trabalha com a Gestão de Mudança, uma abordagem estruturada, concebida para auxiliar e apoiar a empresa, as equipes e as pessoas durante um processo de mudança de um determinado contexto para outro. “O principal objetivo num processo de gestão de mudança é possibilitar que tudo ocorra de forma serena e integrada aos ambientes e realidades de trabalho, mitigando os choques de cultura”, explica o executivo.

Bruno, que já coordenou vários projetos aplicando a metodologia da Gamificação (uso de mecânicas de jogos em contexto diversos, com o objetivo de incrementar a participação e gerar engajamento e compromentimento por parte de potenciais usuários), conta que é preciso entender os perfis comportamentais da equipe, para, então, iniciar um processo de gestão da mudança.

O executivo afirma que é preciso entender quais são as reações que as pessoas esboçam durante o início de uma implementação.

Nesta série de posts, veremos três momentos da gestão da mudança que podem ser trabalhados através da Gamificação: a identificação dos sentimentos da equipe, o perfil comportamental e, ao final, os benefícios que o projeto de Gamificação oferece para a empresa.

Boa Leitura!


Assista ao webinar Start: Colocando em prática a Gamificação

 

A mudança e os sentimentos

 

A seguir, veja três tipos diferentes de sentimento que os profissionais costumam demonstrar em relação à mudança:

Apatia

Alguns profissionais não reconhecem como o seu dia a dia irá mudar com o novo sistema. Eles ainda não se deram conta de que não é a simples troca de uma tecnologia. Os apáticos precisa ser chamados à realidade; precisam ver a seriedade da mudança.

Positividade excessiva

Os muito otimistas acreditam que o novo sistema irá resolver suas vidas. Eles precisam se engajar desde o começo para perceber que as regras de negócio e as atividades também vão sofrer alterações e, portanto, eles continuarão tendo desafios.

Negatividade

Talvez o mais sério dos casos, quando os profissionais assumem um comportamento negativo perante a implementação e não reconhecem os benefícios ou os valores do novo sistema; talvez, por não terem sido envolvidos desde o início ou por não se sentirem inclusos no processo.

Esses profisisonais geralmente têm um sentimento de rejeição e, por isso mesmo, não se movem para buscar informações. Preferem se esconder atrás do pré-conceito de que “tudo será um grande problema.”

 

No próximo post, você entenderá como os comportamentos influenciam a forma como o processo de mudança deve ser gerido. Acompanhe!


Categorias: Gamificação

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