Compartilhar:

Categorias:

1 min read

Imersão preliminar e reenquadramento

No início de um projeto, mesmo antes de seu pontapé inicial, uma imersão preliminar é realizada com o objetivo de abordar o problema.


imersão preliminar e reenquadramento blogpost mjv.jpg

Somente então se verifica o processo de reenquadramento, em que a equipe se reúne com profissionais da empresa interessada para definir os limites do projeto. Mas o que é reenquadramento?

Reenquadramento é o exame de problemas e questões não respondidas em uma empresa, a partir de múltiplas perspectiva, permitindo a desconstrução de crenças e a quebra de padrões. Deve ser entendido ainda como o primeiro passo na geração de soluções inovadoras.

O processo de reenquadramento ocorre em ciclos de captura, transformação e preparação que se repetem até que o objetivo de motivar as pessoas envolvidas a observarem o problema a partir de diferentes ângulos seja atingido.

A captura diz respeito à coleta de dados sobre a razão de ser do produto em relação às crenças e suposições do sujeito da entrevista. Com esses dados em mãos, a transformação se dá com o trabalho da equipe de projeto, que mapeia as informações coletadas na fase anterior e acrescenta a elas novas perspectivas. Por fim, a preparação é o momento em que nós criamos o material de conscientização, que estimula a reflexão antes da fala.

Aprenda mais sobre outras ferramentas de Design Thinking, baixe nosso livro Design Thinking: Inovação em Negócios.

MJV Technology & Inovation
Voltar