Compartilhar:

Categorias:

2 min read

O mundo real da Internet das Coisas

Para quem acha que a Internet das Coisas só acontece em filmes de ficção científica, eis aqui números que mostram que ela não é só uma realidade mundial como também uma aposta certa para o futuro.


Para quem acha que a Internet das Coisas só acontece em filmes de ficção científica, eis aqui números que mostram que ela não é só uma realidade mundial como também uma aposta certa para o futuro. A comunicação entre objetos sem interação humana através da conectividade IP – seja localmente ou globalmente – superou em número a população mundial, ainda em 2008, e cresce exponencialmente. Segundo o escritor Patrick Tucker, que acredita que o mundo até 2025 estará completamente conectado, foram 13 bilhões de objetos conectados em 2013, e serão 50 bilhões em 2020. “Isso inclui telefones, chips, sensores, implantes e dispositivos que nós ainda não desenvolvemos”, explicou.

Uma nova pesquisa feita pela International Data Corporation (IDC) revelou que serão investidos 7,1 trilhões de dólares, em 2020, na Internet das Coisas. Para a prestigiada consultoria, o fato de o consumidor atual experimentar a Internet das Coisas em suas casas, carros e em muitos outros aspectos da vida diária ajuda a torná-la mais atraente a todos. Essa alta afinidade do público com a conectividade em tempo integral tem feito as empresas repensarem seus processos de negócio e vislumbrarem as oportunidades de receita que podem ser geradas com soluções de Internet das Coisas.

“As empresas estão tomando as medidas necessárias para obter uma compreensão mais profunda da Internet das Coisas e do seu valor global”, disse Vernon Turner, um dos dirigentes da IDC. Ele afirmou também que “os fornecedores de tecnologia estão evoluindo suas soluções em um mercado dirigido pela oferta, para se tornar um mercado mais orientado para a procura.”

Ainda segundo o levantamento, no período de 2013 a 2020, serão cada vez mais oferecidos ao cliente produtos diferenciados, e a concorrência será intensificada, especialmente em torno de ofertas de soluções holísticas que incorporem análises e aplicações inteligentes.

MJV e Cefet/RJ desenvolvem soluções de Internet das Coisas

Na maratona criativa Hackathon sobre Arduíno, voltada para projetos de tecnologia, que aconteceu na MJV RJ em abril de 2014, nossos colaboradores e estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (Cefet/RJ) desenvolveram soluções inovadoras com base no conceito de Internet das Coisas.

Utilizando o arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica que permite o desenvolvimento de controle de sistemas interativos, de baixo custo e acessível a todos), os participantes trabalharam quatro temas: “Transporte público”, “Compras”, “Filas” e “Comandar a casa de longe”, no Laboratório de Prototipação da MJV.

“As possibilidades de uso da ferramenta de arduíno integram soluções desde computadores, celulares e objetos eletrônicos em geral, como cafeteira, geladeira etc, por meio da Internet. Ou seja, o conceito de Internet das Coisas se faz presente”, explicou o diretor de Tecnologia da MJV Ricardo Sepulveda.

Voltar