RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

O que é inovação disruptiva?

Design Thinking | Publicado por Time MJV on 8/out/2014 12:17:40

O que é inovação disruptiva? - MJV Tecnologia & Inovação Clayton M. Christensen, de Harvard - o criador do conceito de inovação disruptiva

A teoria da inovação disruptiva foi criada pelo professor Clayton M. Christensen, de Harvard, em sua pesquisa sobre a indústria do disco rígido e mais tarde popularizada por seu livro O Dilema do Inovador, publicado em 1997.

Inovação disruptiva é o fenômeno pelo qual uma inovação transforma um mercado ou setor existente através da introdução de simplicidade, conveniência e acessibilidade em empresas onde a complicação e o alto custo são o status quo. Quando um nicho de mercado já está defasado (ou se mantém numa constante, sem crescimento ou sem novidades) e parece desinteressante ou irrelevante é surpreendido por um novo produto ou ideia que redefine completamente a indústria, temos uma inovação disruptiva.

Um exemplo clássico é o computador pessoal. Antes da chegada dos primeiros PCs, os mainframes prevaleciam na indústria de computação. Eles custavam muito e era preciso ter experiência em engenharia para operá-los. A Apple, uma das pioneiras na computação pessoal, começou a vender seus primeiros computadores no final de 1970 e início de 1980, mas como um brinquedo para crianças. Nesse ponto, o produto não era bom o suficiente para competir com os mainframes, mas os clientes da Apple não se importavam, porque eles não podiam pagar pelos grandes computadores.

Assim,o PC era muito melhor do que sua alternativa: nada. Pouco a pouco, a inovação foi melhorada. Dentro de alguns anos, o computador pessoal, menor e mais acessível, se tornou bom o suficiente para que ele pudesse fazer o trabalho exigido anteriormente pelos mainframes. A partir daí, surgiu um enorme mercado novo que, finalmente, substituiu os grandes computadores.

"É importante lembrar que a ruptura é uma força positiva. Inovações disruptivas não são avanços de tecnologias que fazem bons produtos melhores; ao contrário, são inovações que tornam os produtos e serviços mais acessíveis e baratos, tornando-os disponíveis a uma população muito maior", diz Christensen.

Veja a explicação do pai da Inovação Disruptiva:

Categorias: Design Thinking

CTA - Ebook Update or Die

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!