RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Qual a diferença entre Game Design e Gamificação?

Gamificação | Publicado por Time MJV on 9/mar/2015 8:19:00

SQUARE_GameDesignxGamificacao

Sabemos que a Gamificação é a utilização de mecânicas de jogos para resolver problemas práticos ou despertar engajamento entre um público específico. Também pode ser aplicada para despertar ou motivar comportamentos, prevenindo impactos negativos durante um processo de mudança, ou, ainda, para lidar com assuntos delicados, como cobranças de desempenho profissional.

 

O que são exatamente mecânicas de jogos?

A mecânica demarca os objetivos de um jogo. Ela delimita o que os jogadores devem fazer para alcançar os objetivos primários (passar as etapas) para conquistar o objetivo central do jogo (vencer).

Nas atividades gamificadas, as mecânicas de jogos correspondem aos princípios, regras e/ou mecanismos que governam um comportamento através de um sistema de incentivos, feedback e recompensas com um resultado razoavelmente previsível. Alguns comportamentos são tão previsíveis que quase podem ser vistos como uma espécie de reflexo comportamental ou psicológico, bem como o reflexo do joelho quando tocado por um médico.

Em outras palavras, as mecânicas são os blocos básicos de construção de um jogo, que podem ser amarrados juntos e combinados de maneira que conduzam uma sequência de ações adequadas para diferentes contextos ou resultados desejados.

Existem muitas mecânicas de jogos - conforme o objetivo, conforme a tecnologia que os suportam ou à forma que devem ser aplicados, entre outros fatores - e, diariamente, novos formatos são descobertos e construídos por designers de jogos.

Leia também: 7 materiais interativos para entender Gamificação

O que é Game Design?

Qual a diferença entre Game Design e Gamificação? - MJV Tecnologia & Inovação

Basicamente, Game Design ou Design de Games, é o processo de análise, especificação e criação de regras e características dos jogos. É um processo interativo e incremental, comum a todas as fases da criação de um jogo, portanto, não pode ser feito por apenas um profissional.

O que faz um designer de games?

O Game Designer, também conhecido como projetista de jogos, é um profissisonal que detém uma visão global do projeto, sabendo exatamente como ficará o produto final. Ele pode assumir papéis variados, ou pode coordenar um time de - o que normalmente acontece - designers.

O time de designers envolvidos na criação de um jogo pode incluir os seguintes papéis:

  • Lead Designer (criação do cenário);
  • Level Designer (pensa e formata visualmente as sensações que o jogo deve passar ao usuário);
  • Content Designer (cria personagens, itens, missões, puzzles, armadilhas etc);
  • Game Writer (roteirista do jogo, cria a história, os diálogos etc).

Qual a diferença entre Game Design e Gamificação?

“Game design, como o próprio nome já diz, permeia as escolhas de design por trás de um jogo, ou seja, suas mecânicas, pontuação, fases, história, personagens, dificuldade, balanceamento e tudo aquilo que é intrínseco a um jogo. Já a Gamificação trabalha com a implementação de mecânicas de jogos com o objetivo de resolver problemas práticos ou despertar engajamento entre um público específico. Apenas com essas duas simples definições já é possível notar que game design é algo que está completamente ligado à gamificação”, explica Gabriel Zanini - veja o artigo completo aqui.

Categorias: Gamificação

Baixar agora!

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!