RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Saiba como engajar funcionários com a gamificação

Gamificação | Publicado por Time MJV on 17/mar/2014 11:54:50

Gamificação - MJV

O engajamento de funcionários, visando ao aumento de produtividade, é um dos desafios que os CEOs das empresas brasileiras enfrentarão em 2014. É o que revela uma pesquisa com presidentes de mil companhias de Ásia, Europa, América Latina e Estados Unidos, publicada no jornal Valor, nesta quinta-feira (13/3). De acordo com o estudo, na América Latina e Brasil, o foco dos executivos será oferecer treinamento e desenvolvimento aos colaboradores, melhorar a gestão de processos, aumentar os esforços para reter talentos-chave e aperfeiçoar os programas de desenvolvimento de lideranças.

Diante desse cenário, a adoção da gamificação (mecânica inovadora de jogos) por parte das empresas pode ajudá-las no engajamento de funcionários. É o que garante o CEO da MJV Tecnologia & Inovação e autor do primeiro livro sobre o tema no Brasil, Ysmar Vianna. “Os jogos, além de servirem como entretenimento, servem como meio de engajamento. Não é somente uma atividade competitiva, mas também cooperativa. O jogo propicia a interação social, e pode ser usado como uma ferramenta de negócio", explicou Vianna.

A utilização de técnicas de jogos para lidar com questões de negócio, inclusive de Recursos Humanos, é chancelada pelo Gartner Group. Em relatório recente, a importante consultoria revelou que, até 2015, mais de 70% do Global 2000 (grupo formado pelas maiores empresas do mundo) lançará mão da gamificação. A previsão é a de que os investimentos alcancem 1 bilhão de dólares.

Uma pesquisa feita pela MTV norte-americana com o público da Geração Y (pessoas que nasceram entre 1980 e 2000), 50% dos entrevistados afirmaram que aspectos dos jogos se aplicam a diversos campos de suas vidas cotidianas, sendo que esse grupo de pessoas atualmente representa 25% da população economicamente ativa mundial. Torna-se natural, então, que a cada dia mais empresas se interessem por compreender como os jogos podem ser empregados na transposição de desafios cotidianos, sobretudo devido ao fato de que, atualmente, uma significativa parcela de seus funcionários possui enorme familiaridade com a linguagem dos jogos.

Um exemplo de aplicação da gamificação no engajamento de funcionários é um software desenvolvido pela MJV Tecnologia & Inovação para o segmento de call center. Vianna explicou que, após constatar que em apenas um ano a equipe havia sido praticamente toda renovada, foram pensadas funcionalidades que estimulassem a dedicação às tarefas designadas, possibilitando a construção de relacionamentos mais duradouros entre a instituição e seus funcionários. “Os jogadores ganham pontos por atividades individuais e coletivas. Seus supervisores acompanham on-line todas as dúvidas de seus colaboradores, e estes são, periodicamente, premiados”.

Provavelmente, você, nosso leitor, faz parte da Geração Y e se identificou com o uso de características dos jogos no seu dia a dia. Mas será que você tem empregado as mesmas no seu ambiente profissional? Se a resposta for sim, conte essa experiência pra gente! Se ela for não, continue acompanhando o Ideias, para buscar inspiração. Ou melhor, em ambos os casos atualize-se sobre a gamificação aqui!

Webinar Gamificação - MJV

Categorias: Gamificação

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes