Compartilhar:

Categorias:

2 min read

Saiba como resolver problemas de negócio com a gamificação

Como estimular a inovação dentro das empresas? Como valorizar os profissionais que se destacam em suas atividades? Como tornar tangível algo aparentemente intangível?


Como estimular a inovação dentro das empresas? Como valorizar os profissionais que se destacam em suas atividades? Como tornar tangível algo aparentemente intangível? Essas e outras questões de negócios podem ser resolvidas por meio da gamificação. A mecânica inovadora de jogos tem se mostrado cada vez mais eficaz, podendo ser aplicada em diferentes segmentos. Parte de suas potencialidades foi explorada nesta terça-feira (8/4), em um workshop de gamificação voltado exclusivamente ao time de Inovação da MJV RJ. Nossos especialistas sobre o tema, Bruno Medina e Samara Tanaka, ensinaram aos participantes, entre outras coisas, como desenvolver um jogo para resolver problemas de negócio.

Vamos compartilhar com você os aspectos principais trabalhados no workshop, de forma que eles possam servi-lo de inspiração. Para começar, foram feitas as seguintes perguntas:

Há algo em que você esteja trabalhando agora que possa ser gamificado?

Quais são as dificuldades que sua área enfrenta?

Para responder a essas questões, os participantes tiveram 10 minutos. Após a reflexão sobre o tema, cada um deles dirigiu-se a um quadro branco, a fim de colar os post-its com as respostas, bem como contar sobre elas. Embora o workshop fosse destinado a profissionais de Inovação, em sua maioria designers, eles estavam envolvidos em diferentes projetos, cuja natureza era bastante variada. Esses passavam por visualização de informações aéreas por meio de Big Data, melhoria da qualidade de processos de uma grande seguradora, criação de campanha de endomarketing para o uso de uma ferramenta de Inovação em uma multinacional até projetos internos diversos.

Gamificação workshop - MJV

Diante da exposição de mais de 10 problemas, decidiu-se trabalhar três temas que atendiam às demandas trazidas pelos participantes do workshop. Eles envolviam a capacitação de colaboradores, a motivação para adoção de novos comportamentos e como atrair a atenção do público-alvo de um determinado projeto.

Após a definição desses problemas, todos os membros foram separados em grupos de acordo com a afinidade de cada um. Em seguida, foram criadas personas, para que se chegasse a um perfil de competidor. Conheça os 4 tipos de jogadores de games.

Para ajudar a tornar a ideia tangível, os participantes tinham de preencher alguns campos relacionados ao desafio trabalhado.

Estamos desenvolvendo____uma campanha de endomarketing____para resolver o problema____de usabilidade____para o usuário____de uma ferramenta de Inovação____ com o “secret sauce”.

Chegou, então, talvez a hora mais esperada do workshop de gamificação: a criação da mecânica de jogos. Quais critérios devem ser utilizados pensando em cada nível de jogador (novato, expert, master, entre outros)? Quais seriam suas premiações? Os grupos tinham essa missão de bolar as estratégias do jogo, que podia ter um formato de tabuleiro, ser um aplicativo mobile, um site e outras mil e uma possibilidades. Aproveite para conhecer os 8 passos para implementar a gamificação em sua empresa.

Esperamos que tenham gostado das dicas! Até a próxima!

Voltar