RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Tendências de Automação residencial em Arduino

Internet das Coisas | Publicado por Time MJV on 5/jun/2015 8:32:00

Uma casa ou empresa controlada remotamente já foi um sonho distante, mas hoje é a mais pura realidade. A automação residencial está em alta! Através do Arduino, plataforma de prototipação que aceita acoplagem de sensores diversos, já é viável criar um aplicativo que ordene apagar e ligar luzes, abrir e fechar registros, verificar consumo de luz... E tudo isso através de um celular. Em 2014, 300 mil residências estavam automatizadas no Brasil, veja só como funciona a "casa conectada":

 

Funcionalidades do Arduino na Automação residencial e predial

O Arduino é uma ferramenta que insere conectividade às coisas, o que é chamado de Internet das Coisas, que pode conectar um objeto qualquer ao wireless. Veja as principais ferramentas:

Sensores de presença:

Para iluminação, segurança, abrir e fechar de portas e portões, aquecimento ou resfriamento do ar. A tendência é que o controle seja feito remotamente através, por exemplo, do envio de SMS, caso seja a preferência do usuário.

Sensores de umidade:

Para agricultura e irrigação de jardins e plantações, dentre outros. A tendência é que esses sensores evitem o desperdício e sejam ferramentas de sustentabilidade, quando vinculados ao re-uso da água.

Sensores de Temperatura:

Para aquecimento e resfriamento do ar, integrando-os com acionamento de persinas, gerando a iluminação e a temperatura adequadas ao espaço. As residências tecnológicas poderão também reaproveitar a energia da própria casa para utilizar nos processos de climatização, aquecimento da água, etc.

Automação Residencial e Baixo Custo

A redução de custos é o ponto-chave para adotar a Automação Residencial. Quanto de energia não é gasta inutilmente com ventiladores, luzes, ar-condicionados, máquinas em geral ligadas desnecessariamente? A Automação pode aumentar a sustentabilidade geral de qualquer projeto.

Em breve muita gente irá preferir controlar a casa remotamente, podendo assim adquirir mais conhecimento do que está acontecendo e por isso conquistando mais conforto e serviços de fácil acesso para curtir a vida sem surpresas.

Categorias: Internet das Coisas

New Call-to-action

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes