Compartilhar:

Categorias:

2 min read

Implementando Laboratórios de Inovação: por onde começar

Ao longo de seus 20 anos de atuação no mercado, a MJV implementou inúmeros laboratórios de inovação em algumas das maiores empresas do país. Hoje vamos mostrar um pouco de como usamos essa ferramenta para auxiliar essas empresas a implementar a cultura de inovação.


Antes de tudo, é importante frisar que laboratórios de inovação são criados de acordo com o perfil, necessidades e objetivos de cada empresa, levando em conta o seu ecossistema e os indivíduos que a compõem.

É uma ferramenta eficiente para uma mudança no modo de pensar negócios, além de um recurso útil para promover o engajamento de equipes na criação de soluções para desafios.

Laboratório de Inovação

A metodologia usada para guiar os projetos foi o Design Thinking, usando a seguinte estrutura:

Imersão e Análise Ideação Prototipagem Implementação
Usadas para conhecer o contexto da empresa, detectando as necessidades para inovar. A colaboração e a cocriação com o cliente ajudam a gerar ideias e engajar as equipes na formatação do laboratório. Protótipos podem ser criados para testar os melhores formatos de laboratório junto aos usuários e stakeholders. Criação do laboratório, recrutamento e treinamento da equipe responsável pela realização dos projetos no laboratório.

Na primeira fase, a empatia e ferramentas de pesquisa ajudam a investigar as percepções da empresa e a identificar oportunidades de inovação. Busca-se entender como o laboratório pode servir a essas necessidades, envolvendo lideranças e colaboradores.

Na fase de Ideação, podem ser envolvidos não só os stakeholders da empresa, mas também usuários ou clientes finais, a fim de enriquecer os resultados da geração de ideias que podem contribuir para a formatação do laboratório.

Uma vez definidos possíveis formatos, a Prototipagem permite testá-los e adequá-los à realidade da empresa. Assim, a Implementação acontece acompanhando os critérios levantados durante as etapas anteriores. Também nessa fase o time de inovação é recrutado e capacitado para realizar os projetos do laboratório.

Como fizemos

Espaço inovador na MJV

O laboratório foi implementado para funcionar como um pólo para todas as iniciativas de inovação elaboradas dentro da empresa. O intuito é tornar o processo inovador parte da rotina de trabalho dos colaboradores.

Nessa proposta, a MJV alocou uma equipe no laboratório trabalhando em sintonia com o departamento de Novos Negócios; as áreas de Produtos e TI também interagiram com os integrantes do lab e o espaço.

O modelo criado para este laboratório foi pensado para lidar com a rotatividade de projetos, de acordo com as demandas de cada departamento. Para cada novo projeto, uma equipe diferente trabalha em conjunto no laboratório.

A organização desses fatores dentro do laboratório acontece da seguinte forma:

– Consultores de inovação alocados pela MJV;

– Um “Embaixador” da empresa que trabalha em estreita colaboração com o laboratório, garantindo o acesso a todas as informações necessárias para a execução dos projetos e às ferramentas necessárias para as demandas do laboratório;

– Equipe rotativa da empresa – varia de acordo com cada projeto.

Para a fase inicial de implementação foi realizado um ciclo de Design Thinking para trabalhar a identificação de oportunidades de projetos e introduzir os colaboradores à cultura de inovação.

Estabelecer uma nova cultura em ambientes corporativos é um desafio que deve ser planejado e executado a longo prazo, com o foco não em resultados imediatistas, mas em mudanças de mentalidade e comportamentais que moldarão o futuro da empresa.

Com a cultura de inovação, as organizações abrem caminho para que todos os seus colaboradores sejam capazes de desenvolver inovações disruptivas de forma natural e sistemática.

Acesso ao ebook Guia para implementar uma Cultura de Inovação

Voltar