RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Implementando o Planejamento Estratégico: 4 tópicos importantes

Design Thinking | Publicado por Time MJV on 23/mar/2017 14:17:13

helloquence-61189.jpgA espinha dorsal do planejamento estratégico é de conhecimento comum dentro do mundo corporativo: planejar o futuro da empresa, estabelecendo objetivos, metas e indicadores. No entanto, colocá-lo em prática é um desafio recorrente de gestores no mundo tudo. Vejamos a seguir algumas orientações para que esse desafio seja bem sucedido.

1. Avaliação após a conclusão do planejamento

O primeiro passo para a implementação do planejamento é se certificar que ele faça sentido. Para isso, revise o plano e seus maiores desafios; identifique o que possa parecer distante da realidade em termos de tempo e dinheiro na hora de sua realização. Faça as devidas adaptações e tenha sempre um plano B caso o plano original falhe.

2. A comunicação também precisa de um planejamento

Não menospreze a importância da comunicação clara e planejada para o bom entendimento dos objetivos, metas e, principalmente, da visão para o futuro da empresa. É preciso deixar absolutamente claro a todos os colaboradores o porquê dos objetivos e metas estabelecidas e como elas contribuirão para o alcance do escopo.

E-mail e reuniões podem não ser eficazes. Workshops e campanhas, no entanto, podem ser grandes aliados para garantir o entendimento e, igualmente importante, o engajamento dos colaboradores.

3. A importância de um time de apoio

Dentro das equipes, identifique os influenciadores que possuem uma visão clara do propósito final do planejamento e possam não só encorajar a equipe a seguir a estratégia como tirar possíveis dúvidas e auxiliar na resolução de problemas que possam surgir no caminho.

4. Acompanhamento sistemático do progresso das atividades

O acompanhamento deve interligar todos os envolvidos no processo, inclusive a diretoria. Isso pode ser feito através de reuniões mensais para verificar o que foi conquistado e o andamento das ações determinadas.

Com a finalidade de realizar esse acompanhamento de forma otimizada, a MJV realizou um projeto no qual uma plataforma digital foi criada para que todos os envolvidos pudessem ter acesso a ela e atualizar as informações, o que permite que todos os dados fiquem automaticamente integrados. Desta forma, a diretoria possui acesso constante e em tempo real ao andamento das ações e seus resultados.

A estruturação e implementação bem sucedida do planejamento estratégico depende de uma série de fatores que exigem profunda análise. Caso você esteja tomando todas as precauções para garantir o sucesso da empreitada e ainda assim o resultado esperado não é atingido, talvez seja a hora de repensar todo o seu planejamento estratégico.  Além de planejamento, avaliação e iteração são as palavras-chave. 

 

Categorias: Design Thinking

CTA passo-a-passo planejamento estratégico

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!