RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Inovação com Design Thinking: o Brainstorming

Design Thinking, Cultura de Inovação | Publicado por Time MJV on 20/abr/2016 14:03:49

Brainstorming é uma palavra muito usada em diversos nichos. Em Design Thinking, é uma técnica fundamental para estimular a geração de um grande número de ideias em um curto espaço de tempo.

Geralmente realizado em grupo, é um processo criativo conduzido por um moderador, responsável por deixar os participantes à vontade e estimular a criatividade sem deixar que o grupo perca o foco. Entenda como aplicar o Brainstorming e suas "regras gerais".

O brainstorming no Design Thinking - Blog MJV

Inovação com Design Thinking: Brainstorming

A técnica de Brainstorming é muito usada em momentos nos quais se necessita de um grande volume de ideias.

No processo de Ideação, uma das etapas do Design Thinking, Brainstorming é uma abordagem rica para gerar ideias em cima de questões relevantes que nasceram durante as fases de Imersão e de Análise.

Como é uma técnica bastante utilizada para diversos fins e atividades, muitas vezes denomina-se erroneamente uma reunião de “brainstorming” simplesmente porque ela tem por objetivo final a
geração de ideias. No entanto, para que ele seja direcionado e focado na solução criativa de oportunidades identificadas, pode-se utilizar os dados brutos de campo e/ou Personas para estimular a equipe.

Além disso, para que esse momento tenha sucesso é preciso estar atento a alguns preceitos ou regras gerais:

'Regras gerais' para um bom Brainstorming

  • Qualidade pela quantidade

    A qualidade e a assertividade das ideias geradas se atinge através da quantidade. Quanto maior a quantia de ideias geradas pela equipe, maior é a chance de produzir uma solução inovadora e funcional.
  • Evitar julgar as ideias

    Críticas não devem atrapalhar o processo criativo e a geração de ideias ousadas. O foco deve estar em aprimorar e produzir ideias, adiando a avaliação para um momento posterior.
  • Ideias ousadas são bem-vindas

    Novas ideias ou diferentes ângulos de uma mesma ideia podem gerar soluções inovadoras. Por isso, é positivo contribuir com perspectivas ousadas, sem deixar o senso crítico inviabilizar o debate e o desenvolvimento da ideia.
  • Combinar e aprimorar ideias

      New Call-to-action
    O Brainstorming deve ser 100% colaborativo. Ideias podem ser combinadas, adaptadas, transformadas e desmembradas em muitas outras por qualquer um da equipe.

Quer conhecer todas as ferramentas de Design Thinking?

No livro Design Thinking - Inovação em Negócios (MJV Press, 2012), uma das obras mais respeitadas no assunto no Brasil, aprofundamos a explicação desta e de outras técnicas. Além disso, os autores apresentam as fases do DT e casos de aplicação das ferramentas na Imersão, Análise, Ideação e Prototipagem.

Categorias: Design Thinking, Cultura de Inovação

Design Thinking - Inovação em Negócios

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes