Compartilhar:

Categorias:

4 min read

Inovação no Agronegócio: tecnologia a serviço da indústria do campo

O Agronegócio é o nicho produtivo que mais cresce no país e no mundo, de acordo com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).


Neste contexto, soluções em Inovação e Tecnologia podem ser a chave para o melhoramento das práticas agropecuárias, o aumento da produtividade e, consequentemente, das vendas.

O mix de produtos atende às diferentes demandas do comportamento do consumidor do campo, agora mais digitais. De simples ferramentas de controle da coleta no campo a complexos sistemas de rastreamento de maquinários, os investimentos em inovação auxiliam no desempenho da produção animal e no controle da lavoura.

À seguir, conheça as últimas tendências em Inovação e Tecnologia para o Agrobusiness:

# PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

Menos intensiva na emissão de gases que comprometem o meio-ambiente, a produção reaproveita insumos para novas produções, através da reciclagem, e utiliza processos específicos no cuidado da matéria-prima. Foca na responsabilidade social do produtor e, com isso, agrega valor ao produto.

Exemplos de aplicabilidade: Muitas indústrias têxteis ainda utilizam agentes poluentes – como o cromo –  no processamento de produtos a base de couro, algodão, entre outros, o que gera um impacto ambiental profundo – peles em média demoram 250 anos para se degradarem.

Entre os principais benefícios do chrome free está a decomposição mais rápida, em torno de 60 anos. Indústrias no sul do Brasil, que já adotam o selo da sustentabilidade, investem na tecnologia chrome free (livre de cromo) ao processar matéria-prima sem o uso da substância.

O resultado é um aumento da exportação, tanto de roupas quanto de mobiliário, em países como Suécia, Estados Unidos, Tailândia e Polônia, que não temem mais impactos ambientais causados pelo uso e deposição dos produtos e subprodutos.

# INTERNET DAS COISAS

Também chamada de IoT, esta tecnologia pode ser observada em sensores instalados em equipamentos agrícolas, reduzindo custos e aumentando o rendimento do produtor rural.

Exemplos de aplicabilidade: A Internet das Coisas permite a inserção de sensores em tratores, pulverizadores e colheitadeiras para auxiliar na execução de tarefas precisas, como fertilizar, semear e colher, reduzindo custos com mão-de-obra e aumentando a produtividade no campo. 

Na Agricultura de Precisão, drones acompanham o crescimento das plantas e orientam o produtor no momento da colheita. Indicadores, como solo, pH da água e clima, são analisados antes do processo de adubamento e plantio, para definir desempenho e recomendar mudanças.

# CAPACITAÇÃO DA EQUIPE

A cadeia de produção – trabalhador e equipamentos – é melhor integrada quando a educação é inserida no campo.

Exemplo de aplicabilidade: Workshops mensais capacitam a equipe de trabalho. Temas relacionados ao campo, como formas de plantio, safras, pragas, inovações na criação de animais, entre outros, são apresentados em salas de aula presenciais ou em espaços montados especificamente para transmissão à distância. As palestras úteis são para disseminar conhecimento, promover oficinas de reciclagem ou abordar temas relacionados com a segurança do trabalho, por exemplo.

O trabalhador rural dos dias de hoje tem acesso a diversos canais de divulgação com linguagem direcionada ao campo, o que contribui para a capacitação e valorização da equipe, tornando-os mais envolvidos com o business.

# RASTREABILIDADE DE ALIMENTOS

A legislação alimentícia demanda que as empresas cumpram as normas de segurança e qualidade, estando passíveis de multas e outras punições mais severas. Com a rastreabilidade dos alimentos abrangendo do produtor ao ponto de venda (supermercados, por exemplo), a procedência e a qualidade da produção são garantidas, tanto ao consumidor quanto ao varejista. Com isso, o tempo de recall de produtos impróprios diminui e a credibilidade aumenta.

Exemplos de aplicabilidade: As indústrias alimentícias deixam registradas em seus canais de divulgação (como em embalagens, sites, revistas, entre outros) informações sobre a procedência dos alimentos e formas de produção sustentável, além da avaliação permanente dos fornecedores. Isso qualifica o produto e garante segurança aos consumidores – tanto varejistas quanto clientes finais.

# INOVAÇÃO

Mais investimentos em pesquisa permeando toda a cadeia produtiva, além do desenvolvimento de novos produtos/serviços mais resistentes aos fatores bióticos e abióticos, aumentando a eficiência da produção.

Exemplos de aplicabilidade: Utilização de bioestimulantes, aplicados em diferentes estágios fenológicos de alguns vegetais (soja, por exemplo), visando o melhoramento da qualidade. Com a aplicação deste princípio ativo para auxiliar na realização da fotossíntese, foi possível obter mais folhas e aumentar a produtividade.

# FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CAMPO

Tecnologias empregadas no controle do Agronegócio e que auxiliam os empresários rurais em suas tomadas de decisão: GPS que permitem rastreamento de frotas, mapeamento de calor, controle fitossanitário, entre outras ferramentas que facilitam a gestão do campo.

Exemplo de aplicabilidade: Na Agricultura de Precisão, a Técnica de Taxas Variáveis permite que o produtor rural regule a aplicação de corretivos, sementes e adubos, de acordo com a necessidade do solo, baseado na utilização de sensores que fornecem dados sobre composição (gases, salinidade, etc).

Todo esse investimento tecnológico é um dos responsáveis pela expansão do Agronegócio em até quatro vezes mais que o total nacional da produção brasileira – incluindo cultivo, frigoríficos, entre outros, segundo estimativas da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Quer entender mais profundamente sobre como a tecnologia e a inovação são fundamentais para o crescimento do Agronegócio? Clique no nosso novo e-book.

Agronegocio_postLinkedin-1-436769-edited

Voltar