RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Inovação no Brasil: estratégias para alcançar resultados competitivos

Design Thinking, Transformação Digital, Cultura de Inovação | Publicado por Time MJV on 21/dez/2017 17:13:13

 inovacao-no-brasil.jpg

Inovar é a palavra-chave para empresas que desejam ver suas receitas crescerem, se manter um passo a frente no mercado, assim como conquistar e fidelizar o cliente.

Empresários de diferentes setores - seguros, serviços financeiros, tecnologia, educação, telecomunicações, transporte, entre outros - têm percebido a importância de investir em inovação para gerar valor aos seus respectivos negócios. No Mapa da Inovação no Brasil 2017, mais de 40% dos entrevistados reconhecem a importância de inovar e 60,39% enxergam na melhoria da experiência do usuário a maior prioridade nos projetos de inovação.

No Brasil, a inovação também é encarada como uma alternativa para alcançar resultados positivos em meio à crise e impulsionar a criatividade aliada à produtividade empresarial. O investimento público no setor também comprova a importância destas iniciativas. Conforme divulgado pelo site do Governo Federal, o país receberá uma linha de crédito de US$ 1,5 bilhão concedida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)  para o investimento privado em inovação.

Inovação como processo estruturado

Através de processos inovadores, as empresas podem garantir a sua manutenção em meio à concorrência, ao mesmo tempo em que vêem a inovação conferir relevância e significado aos negócios.

Além das vantagens competitivas, as empresas que incentivam a inovação entre seus colaboradores são mais preparadas para os imprevistos e tendem a ser mais sustentáveis. Assim, contribuem para a otimização dos processos e a consequente redução de custos no desenvolvimento produtos e serviços.

No entanto, mudanças desta relevância não acontecem da noite para o dia. A criatividade precisa ser estimulada dentro da empresa e as metas devem ser traçadas com base nos resultados obtidos. Para inovar, é importante fazer algumas perguntas como “O que posso fazer de novo que ainda não tentei?” e “Como posso fazer isso melhor?”. As respostas auxiliarão a estruturar os processos que se seguirão.

Mas como chegar lá?

Você já deve ter compreendido a importância de investir em inovação para a evolução do seu negócio, mas como fazer para alcançar resultados positivos e competitivos? A seguir, confira algumas formas:

1. Desenvolvendo novos produtos e serviços: nessa ação, os esforços devem estar concentrados em atender às expectativas e necessidades dos usuários com assertividade para engajar e conquistar nichos de mercado.

2. Digitalizando a interface com o consumidor: utilizar aplicativos e outras plataformas digitais interativas melhoram a experiência do usuário.

3. Automatizando e otimizando os processos internos: a Transformação Digital pode ter grande influência nessas ações, que visam repensar o processo de vendas, utilizar métodos ágeis e fazer a gestão do conhecimento.

4. Aplicando o Big Data: ajuda a mapear o comportamento dos usuários e a gerar insights a partir dos dados obtidos, impacta na prospectagem e melhoria no atendimento ao consumidor.

Investir em inovação, porém, se trata mais de como as mudanças de estratégia são feitas pela empresa que necessariamente o quanto é gasto. O que torna uma empresa inovadora é a sua habilidade de direcionar seus investimentos combinando os elementos de geração de ideias, seleção de projetos, desenvolvimento de produtos ou serviços de forma coerente entre si. É preciso criar as condições certas por meio de métodos e processos, a começar pela promoção de uma cultura de inovação dentro da empresa, que estimule a geração e execução de ideias rentáveis.

Design Thinking: estratégia para alcançar resultados disruptivos

O Design Thinking pode tornar mais simples o caminho para a inovação e a reestruturação dos modelos de negócios executados pelas empresas. Centrada no usuário, a metodologia busca, através de um processo sistemático de geração de ideias, encontrar soluções para problemas reais.

Embora as tecnologias existentes, como as de realidade virtual ou internet das coisas, contribuam para que as empresas se atualizem e apresentem melhores resultados, a inovação também pode ser alcançada sem a implementação delas. Entre as estratégias possíveis, o Design Thinking surge uma possibilidade para desenvolver soluções inovadoras usando os recursos disponíveis e aplicando os conceitos de Design Thinking.

Os processos de imersão, ideação e prototipagem da abordagem ajudam a estabelecer novas estratégias de inovação pois se concentram em investigar como pensa, age e sente o cliente e como adequar um produto ou serviço para proporcionar a melhor experiência possível a ele. Além disso, as ferramentas do Design Thinking também podem ser usadas para disseminar uma cultura de inovação dentro da empresa, transformando a forma de pensar e fazer inovação internamente para que resulte em valor agregado aos negócios.

Categorias: Design Thinking, Transformação Digital, Cultura de Inovação

webinar-scrum-negocios

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes