Compartilhar:

Categorias:

4 min read

Insurtech: o que é e por que prestar atenção nesse movimento?

O conceito de insurtech está transformando o setor de seguros com novas tecnologias para melhorar a experiência do cliente, simplificar o gerenciamento de políticas e aumentar a concorrência.


Repare no termo “transformação”: é isso mesmo, as insurtechs — startups que atuam dentro desse conceito — estão revitalizando uma indústria bem estabelecida para torná-la ainda mais vibrante, sustentável e ágil.

Continue lendo para entender o que são as insurtechs, por que você deve prestar atenção nesse movimento e muito mais!

O que é Insurtech

O termo Insurtech vem da junção de Insurance (seguro) e Technology (tecnologia). Ele remete tanto às startups que atuam dessa maneira quanto ao fenômeno por trás do conceito.

De maneira simplificada, podemos afirmar que Insurtech é um subconjunto de Fintech: a tecnologia está por trás da criação, distribuição e administração do negócio de seguros. 

Aplicativos para smartphones, wearables, ferramentas de processamento de sinistros, manuseio de políticas online e processamento automatizado são todos sinônimos de Insurtech.

Bastante alinhado com o que já conhecemos de Transformação Digital, o fenômeno é alicerçado por Big Data, Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) — a maioria do capital investido vai para essas áreas.

Na prática, é uma grande virada de chave do mercado segurador em termos de modelo de negócio. A prática Insurtech é útil para coletar e analisar dados do cliente para fornecer um serviço melhor e mais acessível.

Vantagens propostas pelas insurtechs 

Se uma pessoa está partindo para uma viagem, de mochila, ao nordeste brasileiro, ela quer garantir seu seguro com apenas alguns cliques, ao invés de ter que preencher vários formulários ou, pior ainda, fazer um pedido pelo telefone.

Alguém viajando a curta distância por dois dias merece um seguro muito mais barato do que alguém em uma viagem de paraquedismo de uma semana nos Alpes Chilenos, não é mesmo? 

Startups podem começar a oferecer seguro por apenas uma hora para alguém pegar emprestado o carro de um amigo. Isso é uma grande vantagem proporcionada pelas  Insurtechs.

Nesses exemplos, vemos seguradoras alavancarem melhores dados e experiência do cliente para melhorar sua cobertura de seguro e fazer previsões mais exatas sobre os riscos.

No mundo dos seguros para pequenas empresas, por exemplo, o Insurtech trabalha nos bastidores para aumentar as opções que os proprietários de negócios têm, manter os custos baixos e acelerar a entrega da cobertura de seguro.

Por que prestar atenção ao movimento insurtech?

Os especialistas apontam que o chamado “movimento Insurtech” forçará a indústria de seguros a intensificar seu jogo em termos de atendimento ao cliente e ofertas. Não será mais possível fazer as coisas como elas sempre foram feitas.

O desafio é garantir que o Insurtech seja atraente para os consumidores. Isso significa entregar produtos mais personalizados. Os clientes também querem que seus produtos de seguro sejam entregues por meio de dispositivos móveis.

Há uma polarização no Insurtech com relação ao uso de tecnologia: de um lado estão os representantes já consolidados e do outro startups disruptivas que buscam participação no mercado. O elo comum é o consumidor; ele escolherá entre players já estabelecidos e os desafiantes (as dinâmicas startups) — ou, o que é cada vez mais provável: usará uma mistura de ambos.

Em suma, as companhias de seguros mais antenadas e preparadas para a transformação estão investindo em startups — que facilitam o aproveitamento do “fenômeno Insurtech” — para impulsionar a inovação. Elas veem nessa iniciativa uma oportunidade ao invés de uma ameaça.

Parcerias entre seguradoras e insurtechs

Dito tudo isso, as seguradoras devem se sentir ameaçadas com o fenômeno Insurtech? Definitivamente, não! Há inúmeras oportunidades de parcerias entre as empresas tradicionais e as startups insurtechs.

Em um mundo em que o digital já é mainstream, instituições financeiras e seguradoras já perceberam que devem investir em menus de serviços digitais, mobiles, omnichannel, bem como, em metodologias ágeis, estratégias centradas no usuário (user-centric/people-first) e Data Science.

Firmar parcerias com startups que atuam dentro do conceito de Insurtech é, portanto, garantir um upgrade nos modelos de negócios; contar com equipes de tecnologia altamente capacitadas para tornar o processo de criação de produtos de seguros — e sua venda — muito mais fácil, rápido e eficiente.

Veja, a seguir, outros benefícios desse tipo de parceria:

  • Possibilidade de fornecer serviços mais personalizados com uso da Inteligência Artificial;
  • Obter dados precisos de seu público com a Internet das Coisas (IoT);
  • Alavancar as vendas ao oferecer descontos para condutores mais responsáveis (tudo baseado em dados);
  • Ganho de reputação;
  • Aumento da capacidade de inovação;
  • Redução de custos e burocracias com automatização de processos;
  • Ampliação do território de atuação com venda e atendimento online.
Imagem de uma pessoa mexendo em um notebook fazendo referência à insurtech

Exemplos de Insurtechs brasileiras

Confira uma lista com exemplos de Insurtechs que já estão movimentando a inovação no mercado de seguros brasileiro.

Kakau

Kakau é uma plataforma de seguros sem franquia; 100% digital, possibilita aos clientes contratar, cancelar produtos e realizar pagamentos via aplicativo.

A startup diz que seu objetivo é conduzir, por meio da tecnologia, a inclusão financeira da população brasileira que carece de conhecimento do quão importante o seguro pode ser para o seu dia a dia.

A Kakau usa Inteligência Artificial para, em caso de sinistro, dar suporte aos usuários via dispositivos móveis com máxima precisão e rapidez.

Minuto Seguros

A Minuto Seguros desponta como uma das maiores seguradoras que une online e offline do país. Recentemente, recebeu investimentos de um fundo do Vale do Silício, o Redpoint e.ventures.

A startup diz que quer facilitar a vida daqueles que buscam um seguro, pensando sempre na qualidade e importância do atendimento humano.

Segurize

Segurize é uma plataforma de indicações online dos produtos e serviços ofertados pela Segurize Corretora de Seguros.

Além de reduzir a burocracia do mercado de seguros, gera renda extra/bonificação aos clientes (os segurizes) que a indicam para amigos e conhecidos.

Bidu

A Bidu é uma corretora de seguros online, que possui uma plataforma integrada com a de grandes seguradoras. É bastante conhecida por entregar propostas de seguros em poucos segundos.

Youse

A Youse é uma plataforma de vendas de seguros online. A startup garante que cotação, personalização e contratação sejam processos realizados 100% online. E, caso precise de ajuda, o cliente pode contar com o apoio do time de atendimento disponível full time de segunda a segunda via telefone.

Conclusão

Como você viu ao longo do texto, o fenômeno Insurtech veio para ficar e já provocou profundas mudanças no mercado de seguros, no Brasil e no mundo.

Criar uma estratégia de parceria com startups especializadas nesse assunto e atualizar o modelo de negócios é recomendado por dez em cada dez especialistas.

Não colocar isso na agenda pode ser um erro fatal. 

Sua seguradora já está preparada para aproveitar o “movimento Insurtech”?

Veja nosso ebook sobre Insurtech as a Service e continue aprendendo sobre o assunto. Clique no banner abaixo e acesse agora mesmo.

Voltar