RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Metodologia Lean: Por que aplicar ao seu negócio

Metodologia Lean | Publicado por Time MJV on 8/jun/2017 15:20:13

Minimizar o desperdício é crucial para o desenvolvimento de negócios em qualquer mercado. Parece intuitivo chegar a essa conclusão, mas muitas empresas não utilizam todo o seu potencial. É aí que surge a Metodologia Lean. Sua implementação agrega valor e transforma a empresa através de processos simples e eficientes.

A Metodologia Lean foi criada pela Toyota na intenção de combater o desperdício. Para atingir esse feito, é preciso que o produto seja construído e desenvolvido em parceria com o consumidor; identificando quem é esse cliente, o que ele quer e moldando o produto que lhe será destinado.

infografico-metodologia.png

Infográfico sobre a metodologia lean

Além disso, para implementar as técnicas de lean no seu negócio, é necessário ter em mente os seguintes princípios:

ValorPara descobrir o conceito de valor do seu produto, é preciso deixar o poder de definição de valor nas mãos do cliente. Durante esse processo, é necessário entender por desperdício aquilo que o consumidor não está disposto a pagar para adquirir o seu produto. Também é preciso repensar o próprio produto por meio de estudos frequentes, mantendo o seu desenvolvimento em constante evolução.

Fluxo de Valor: Nessa fase, a empresa deve identificar quais etapas agregam valor ao produto. Isso é importante para filtrar e eliminar aquelas que não agregam valor - ou seja, desperdício. Dessa forma, a continuidade do trabalho é otimizada, pois automaticamente os custos de máquinas, energia e tempo serão reduzidos.

Fluxo ContínuoFase em que a produção é feita sem interrupções. Assim, as necessidades dos clientes podem ser atendidas com baixo estoque, mais rapidez e tempo reduzido para processamento os pedidos.

Produção Puxada: Tendo adquirido o conhecimento sobre o que o cliente considera como valor ao produto e o produzido sem interrupções, a empresa deve buscar reduzir ao máximo o estoque, produzindo apenas o que o cliente deseja. Com a produção puxada, se elimina a necessidade de descontos e promoções com o objetivo de acabar com o estoque dos itens já produzidos, mas que encontram-se parados por determinado período.

Perfeição: Embora o senso comum negue a existência da perfeição, o nome dessa etapa diz respeito à busca constante pela melhoria dos processos, pessoas e produtos, tendo sempre por objetivo agregar valor ao cliente. Um dos métodos para se pensar novas formas de alcançar a melhoria, é buscar problemas diariamente. Ter conhecimento primeiro dos problemas em vez das soluções prontas, é a melhor forma de transformar o seu produto e, consequentemente, satisfazer as expectativas do cliente.

 

Tendo em vista esses princípios da metodologia Lean, podemos citar como principais vantagens:

1) Identificação e eliminação do desperdício

2) A otimização do fluxo de trabalho

3) A redução de custos

4) A contínua melhoria do produto

5) A agregação de valor ao cliente

6) Criação de processos que precisam de menos esforço humano, espaço, capital e tempo para produzir

7) Produção de produtos ou serviços com muito menos defeitos em comparação aos sistemas comerciais tradicionais

8) A capacidade das empresas responderem às mudanças dos desejos dos clientes com alta variedade, alta qualidade, menos custos e tempos de transferência mais rápidos

9) A construção do conceito de valor com foco no cliente, o que torna mais eficiente o processo

10) O gerenciamento de informações torna-se mais simples e preciso

Seu negócio já utilizou os princípios da metodologia Lean? Aproveite para compartilhar nos comentários como foi a experiência.

Gostou do assunto? Então faça o download do whitepaper abaixo e descubra como a metodologia Lean pode ser aplicada ao User Experience em sua empresa. 

Categorias: Metodologia Lean

Nova chamada à ação

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes