RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Empresas inovadoras: da TI Tradicional à TI Bimodal

Transformação Digital | Publicado por Time MJV on 3/mai/2016 16:07:35

O que é TI Bimodal - Blog MJVSe você acompanha nossas postagens, já deve saber o que é TI Bimodal, certo?

É uma nova forma de gerenciar os serviços de TI nas organizações, na qual a TI Tradicional (focada em estabilidade, segurança e precisão) é somada à uma nova forma de gestão, mais exploratória, com foco em agilidade e velocidade para desenvolver e integrar soluções frente às diferentes situações que o mercado apresenta.

Leia também: O que é TI Bimodal e como realizar a mudança

Mas você já compreendeu por que é necessário criar uma Nova TI? Será que a TI Tradicional se enfraqueceu? Pelo contrário, é a cada dia mais fundamental. Mas, então? A TI na verdade evoluiu: está mais ramificada e precisa agora de equipes capazes também de gerir a inovação tecnológica de forma constante, já que as ameaças podem vir, por exemplo, de pequenas e ágeis startups.

Nesse post você obterá alguns insights: por que vale a pena fazer esse upgrade em sua empresa?

TI Bimodal - Os modos 1 e 2

Então, vamos agora entender mais detalhadamente como o Modo 1 atua e como o Modo 2 se agrega às atividades já naturais a qualquer departamento de TI. 

TI Bimodal - O modo 1: o tradicional não morrerá

Essa TI sempre será a base, afinal, é preciso cuidar e alimentar para que se garanta operações robustas e seguras. É a partir desse Modo que foram criadas as inovações que geraram toda a revolução tecnológica que se vive hoje. Essa TI cria sistemas e plataformas e os seus profissionais têm inúmeras responsabilidades:

  • Gerenciam os sistemas corporativos existentes, garantindo que todo passivo funcione de forma coordenada; 
  • Geram valor através de performance;
  • Têm a responsabilidade de escolher fornecedores;
  • A equipe é formada por generalistas e especialistas, com talentos variados;
  •  Podem e devem inovar, mas possuem responsabilidades constantes relacionadas à manutenção.

TI Bimodal - O modo 2: desafiando padrões

Mas então por que é preciso pensar em uma TI mais inovadora? Isso não é reduntante?

Segundo as pesquisas do Gartner Group, criador da nomenclatura "TI Bimodal", o que acontece é que o departamento de TI ainda é frequentemente condicionado a modelos de gestão tradicionais, que muitas vezes ainda não agem em consonância com o fato de que a sociedade e os comportamentos individuais estão sendo rapidamente transformados pela TI. 

Para isso, é preciso agregar ainda mais a gestão estratégica à gestão em TI. Mas, para que a TI assuma esse posto - fundamental na organização - precisa adquirir permeabilidade aos interesses do marketing organizacional. A criação dessa integração interna alinha-se à realidade mercadológica: a TI é a responsável por mudanças culturais, ambientais, ferramentais e metodológicas no ambiente empresarial e fora dele. É preciso que:

  • Destine-se à geração da inovação e à conquista de novos mercados;
  • Tenha foco na receita, na marca e na UX (experiência dos usuários);
  • Desenvolva parcerias com novos e pequenos fornecedores (ex: startups);
  • Encontre perfis e talentos não convencionais, que possam desafiar padrões e tenham conhecimento suficiente das diversas áreas a fim de operacionalizar inovação. 

 

Clique para tweetar - Inovação e tecnologia da informação são interdependentes.

 

Quer saber mais sobre TI Bimodal? 

Bem, não é difícil entender que inovar a TI é fazer com que a empresa tenha uma gestão mais fluida: quando os interesses da empresa como um todo e os interesses da TI convergem, a TI ganha uma nova dimensão. Além disso, o levantamento de requisitos é menos burocrático, pois é mais alinhado. A demanda não vem mais apenas de um lado.

Agora, se você deseja conhecer os detalhes do assunto, entender como desenvolver uma TI integrada à visão de negócios e como realizar as mudanças culturais, ambientais, ferramentais e metodológicas necessárias em sua empresa, baixe gratuitamente nosso e-book

Categorias: Transformação Digital

E-Book TI Bimodal

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes