RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

O que é gestão de mudança organizacional na Tecnologia da Informação?

Gamificação | Publicado por Time MJV on 27/out/2016 15:30:27

Uma das áreas mais afetadas por mudanças nas empresas atualmente é a Tecnologia da Informação (TI). Nessa área, uma boa estratégia de gestão de mudanças organizacionais é fundamental. Mas o que é isso, afinal? 

Quando falamos em mudança, estamos nos referindo desde à uma alteração de posição mercadológica, função social, até ao direcionamento estratégico, missão, cultura empresarial, valores e práticas. Porém, a cada dia todas essas transformações passam a impactar significativamente a TI.

Com cada vez mais rapidez, "velhas" tecnologias e aplicações precisam ser substituídas, enquanto que as soluções existentes requerem atualizações para se adequar às expectativas de negócios, comportamentos dos usuários, otimizações de custos e outras necessidades. 

Basicamente, a Gestão de Mudanças orienta a forma como se preparar, equipar e apoiar indivíduos a adotar uma mudança com sucesso, a fim de impulsionar o sucesso e os resultados organizacionais.

 

A TI precisa de uma Gestão de Mudanças especial? 

Com a Era Digital batendo à porta e transformando muitas indústrias, a taxa de mudanças é cada vez maior. E seja qual for a mudança, ela precisa ser gerenciada em todas as esferas, inclusive a tecnológica.

Portanto, este é um desafio tanto para os departamentos de TI, que precisam gerenciar projetos de adequação e inovação constantes, quanto para os executivos do alto escalão, que devem lidar com requisitos de negócios, gestão de pessoas e equilibrar as mudanças com novas expectativas e necessidades. 

Tanto é verdade que a Information Technology Infrastructure Library (ITIL) — Biblioteca de Infraestrutura de TI, que reúne um conjunto de melhores práticas mundiais para a operação de serviços de TI — tem um volume totalmente dedicado a isso.

A ITIL fornece direcionamentos para a Gestão de Mudanças que tornam mais fácil para os profissionais de TI fazer implementações e priorizar modificações de forma eficiente, sem impactos negativos para os clientes (usuários), visando evitar o estresse gerado por projetos com mudanças significativas e, principalmente, objetivando o sucesso das alterações planejadas.

Gestão de Mudanças ITIL

Basicamente, as recomendações da ITIL para uma estratégia de gestão de mudança em TI contempla as seguintes diretrizes:

  • Assegurar que todas as alterações propostas sejam avaliadas por seus benefícios e riscos, e que todos os impactos sejam considerados desde a fase de planejamento;
  • Priorizar mudanças nas quais os benefícios sejam percebidos nas necessidades do negócio;
  • Exigir que todas as alterações sejam exaustivamente testadas e que cada implantação inclua um plano de back-out para restaurar o estado anterior no caso de falhas;
  • Garantir que o sistema de gerenciamento de configuração seja atualizado para refletir os efeitos de quaisquer alterações.

E as pessoas?

Por outro lado, também é preciso fazer Gestão de Mudanças sob o ponto de vista das pessoas. Todas as alterações no cenário tecnológico que impactem no dia a dia daqueles que utilizam ferramentas, por exemplo, precisam ser meticulosamente pensadas e conduzidas a fim de reduzir impactos negativos.

Com o avanço da tecnologia digital, especialmente no que diz respeito à cloud computing (computação em nuvem), é cada vez menos tolerável que projetos de implementação de novas tecnologias sejam demorados e dificultem o dia a dia operacional das empresas. 

Entram em campo, então, habilidades de comunicação, liderança focada em engajamento, capacidade gerencial de conflitos, e uma série de outras competências de gestão de pessoas. Tanto as lideranças de TI quanto de negócios, neste cenário, devem trabalhar para que a experiência dos usuários não seja traumática e, sobretudo, que eleve a competitividade e a produtividade das equipes por meio da tecnologia e suas vantagens.

Como inovar a gestão

Estamos falando de aplicar uma gestão mais complexa, alinhada a um universo também mais complexo de atividades, de forma que a TI seja encarada como setor estratégico em relação às mudanças do negócio. Por isso, é preciso que cada empresa possa desenvolver um tipo de abordagem único, que esteja sempre em desenvolvimento. 

Deseja conduzir mudanças em sua empresa mas não sabe por onde começar?

Leia nosso e-book Gamificação para Gestão de Mudanças e saiba:

  • Ferramentas de como inovar a Gestão de Mudanças,
  • Como Gamificar o processo para engajar colaboradores,
  • Quais são os impactos de Gestão de Mudanças Gamificadas,
  • Como usar a Gamificação no processo,
  • Case exemplificando como a inovação é sempre pensada de forma única e estratégica

Boa leitura!

Categorias: Gamificação

E-book-Gamificação-para-Gestão-da-Mudança

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!