RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Tipos de CRM: sobrevivendo à Era dos Clientes

Big Data/Analytics | Publicado por Time MJV on 12/ago/2016 11:08:26

Você já deve saber que o Customer Relationship Management (CRM) é uma estratégia de negócios focada no cliente, um dos pilares para o desenvolvimento empresarial na atualidade. Nesse post vamos te apresentar os tipos de CRM, algo importante para escolher como começar a criar a sua estratégia de relacionamento. 

Sua empresa precisa de uma estratégia única, e para isso é importante entender o que é CRM operacional, colaborativo e analítico, e ligado ao Data Warehouse (DW). Para ajudar nessa jornada, a MJV lançou nessa semana um e-book com as melhores práticas para alavancá-lo. Entenda mais.

Tipos de CRM - Blog MJV

Tipos de CRM

Quando bem aplicada, a estratégia otimiza a rentabilidade, aumenta a assertividade de campanhas de captação de novos clientes, reduz custos com campanhas de marketing e, o mais importante, melhora a satisfação dos consumidores - já que antecipa suas necessidades e desejos.

O primeiro passo para escolher como iniciar o processo de implementação do CRM é entender os tipos de aspectos que podem ser trabalhados a partir dele.

Confira abaixo os principais:

CRM Operacional

Trata dos aspectos operacionais, aplicativos de interface, integra sistemas de retaguarda operacional (backoffice) com soluções de linha de frente (front-office) e interfere na automação de processos de venda, marketing e atendimento ao cliente.

CRM Colaborativo

Também chamado de CRM Social, está relacionado com os canais de contato da empresa com clientes e parceiros, como contato telefônico, chat, e-mail, autoatendimento e redes sociais.

CRM Analítico

Envolve todas as análises de desempenho da organização, compara o alcance de resultados da empresa com indicadores de negócio da estratégia (CRM Estratégico) e a velocidade com que os objetivos são atingidos. No caso de interação com clientes, identifica qual o comportamento dos consumidores e tendências.

O CRM Analítico e o DW - Blog MJV

O CRM Analítico está intrinsicamente ligado ao Data Warehouse (DW), que é uma coleção de informações corporativas e dados provenientes de sistemas operacionais e fontes de dados externas.

Um DW é projetado para suportar decisões de negócio, permitindo a consolidação de dados, análise e elaboração de relatórios em diferentes níveis de agregação.

Em um DW, as informações de muitas fontes heterogêneas são extraídas em uma única área, transformadas de acordo com as necessidades do sistema de apoio à decisão - e então são armazenadas no DW.

Por exemplo: uma empresa armazena informações relativas a seus empregados, seus salários, os produtos desenvolvidos, informações de clientes, vendas e notas fiscais. O CEO pode querer fazer uma pergunta referente às últimas medidas de redução de custos: as respostas incluem uma análise de todos esses dados.

Esse é o principal serviço do Data Warehouse e alguns de seus benefícios são:

  • Manutenção do histórico de dados;
  • Integração de sistemas;
  • Melhoria na qualidade dos dados;
  • Apresentação mais consistente das informações da organização;
  • Um modelo único de dados para toda a empresa;
  • Melhor desempenho nas consultas;
  • Agregar valor às aplicações de negócio operacional.

Leia mais: Você sabe o que é um Data Warehouse? - Blog MJV

Próximos passos

Como você já sabe, entender os tipos de aplicação é um primeiro passo para ter sucesso em uma estratégia de negócio. Quais são o ou os tipos de gestão de relacionamento que você identifica serem úteis em sua área de atuação?

Para aproveitar melhor seus benefícios e diminuir as chances de fracasso, é essencial elaborar um bom planejamento de implantação, enquadrando, primeiramente, qual seria a melhor forma de começar.

Se quiser saber mais, baixe nosso e-book gratuitamente. Boa leitura!

Categorias: Big Data/Analytics

New Call-to-action

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes