Compartilhar:

Categorias:

3 min read

Transformação Digital: realidade nas empresas brasileiras?

Muito mais do que a inserção da tecnologia na rotina corporativa, a Transformação Digital promove uma verdadeira revolução no mindset organizacional. Mas e no Brasil, como as empresas estão lidando com este processo? Segundo informações de uma pesquisa realizada pela MJV, o tema já é uma realidade em grande parte das organizações.  


De acordo com dados do estudo, cerca de 80% dos entrevistados afirmam que há um planejamento estratégico em curso nas empresas em que atuam, com o objetivo de implementar a mudança de mentalidade e implementar as ações necessárias. A pesquisa foi realizada com mais de 300 gestores, de diferentes indústrias, representantes das principais empresas sediadas no país.

Quer saber mais sobre os caminhos da Transformação Digital nas empresas brasileiras? Acesse a pesquisa da MJV

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COMO FONTE DE INOVAÇÃO

Para a execução de projetos internos, a maior parte das empresas já conta com um departamento responsável e criado exclusivamente para administrar o tema. E em boa parte das organizações existe um comitê voltado para o processo de Transformação Digital, formado por colaboradores de diferentes departamentos.

Outro dado interessante é a percepção dos benefícios trazidos pela Transformação Digital. A grande maioria acredita que o processo é fundamental para aprimorar a experiência do usuário, colocar as corporações à frente da concorrência e otimizar os processos internos.

Nas respostas dos executivos também aparecem outras vantagens, como facilitar a comunicação organizacional e acompanhar o ritmo de mudanças inseridas no mercado, através de novas empresas, como as Startups.

Os entrevistados também responderam que, entre os projetos mais relevantes ligados ao tema, desenvolvidos nos últimos 12 meses, estão: a criação de setores voltados para Big Data e Business Intelligence, estratégias omnichannel, adoção de metodologias inovadoras, como Design Thinking e Lean Startup e mudanças nas plataformas de Customer Relationship Management (CRM).

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL É APENAS PARA EMPRESAS DE TECNOLOGIA?

Um dos mitos mais comuns é achar que a Transformação Digital acontece, apenas, para um restrito nicho de empresas do segmento. No entanto, um dos aspectos mais poderosos da tecnologia é, justamente, a possibilidade de aplicação em qualquer setor, seja indústria ou comércio.

Os benefícios da mudança de mentalidade e da inserção da tecnologia –  dentro e fora das empresas – incluem aprimorar a experiência do usuário, otimizar processos internos e melhorar a performance dos negócios de forma geral. Isso significa que as soluções tecnológicas podem beneficiar qualquer organização.

A Transformação Digital é exatamente sobre revolucionar métodos e processos, aprimorando experiências. A tecnologia é democrática e pode ser adotada por qualquer área e para diferentes finalidades, trazendo soluções mais práticas e ágeis. Empresas que se tornaram gigantes, como Uber, Amazon, Netflix, Airbnb, não atuam na área de TI, mas transformaram a forma como as pessoas se deslocam, consomem, se divertem ou hospedam.

PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL REDUZ CUSTOS

A Transformação Digital refere-se ao uso da tecnologia para a mudança e flexibilização de processos, aumento de produtividade, melhoria de desempenho e incremento de resultados, de forma a reduzir o tempo de resposta às demandas do mercado. Sem falar na redução de desperdícios – de tempo, dinheiro ou recursos.

Os exemplos mostram não só que qualquer empresa pode adotar soluções de tecnologia para a resolução de problemas complexos e, ainda, que aplicações simples podem trazer grandes impactos.

É preciso lembrar que rejeitar a Transformação Digital também tem um custo elevado. Por exemplo, as empresas que ainda mantêm seus controles em anotações manuais promovem acúmulo de documentos físicos, maior perigo de perda de dados e outros problemas futuros que podem vir a afetar os negócios.

Conheça nossa pesquisa mais a fundo, clicando aqui!

Voltar