Compartilhar:

Categorias:

5 min read

Laboratório de Inovação: o que é e como criar o seu espaço?

Saiba o que é um laboratório de inovação, seu objetivo, características, vantagens e um passo a passo para criar o seu agora mesmo!


A criação de um laboratório de inovação é um passo fundamental para as empresas que desejam se diferenciar no mercado.

Porém, muitas dúvidas podem surgir na hora de montar um laboratório e o objetivo deste conteúdo é justamente explicar os principais pontos.

Além disso, vamos desmistificar a ideia de que a sua criação só é possível em grandes empresas. 

Continue a leitura para entender o que é um laboratório de inovação, por que é importante montar um em sua empresa, um passo a passo prático e muito mais! 

O que é um laboratório de inovação?

O laboratório de inovação é um espaço físico, em que novos conhecimentos são trocados e ideias são desenvolvidas.

Os laboratórios são projetados para oferecerem condições mais favoráveis ​​para que a inovação ocorra em uma empresa, com espaços criativos e colaborativos.

Obviamente, em um laboratório de inovação, também é importante contar com uma equipe de trabalho dedicada a inovar. E

la deve ser composta por profissionais escolhidos a dedo, que podem ser funcionários da empresa ou de fora dela, dependendo das necessidades e dos propósitos envolvidos.

Algumas empresas chamam seus laboratórios de inovação de “centros de inovação” ou de “estúdio de inovação”. Seja como for, trata-se da mesma iniciativa apenas com uma nomenclatura diferente.

Qual é o seu objetivo?

Um laboratório de inovação visa gerar novos produtos, serviços ou orientar a reformulação de processos através de melhorias que podem ser de ordem incremental ou disruptiva.

Um aperfeiçoamento incremental pode ser, por exemplo, encontrar uma maneira de aumentar a produtividade interna ou melhorar a experiência do cliente.

Já uma melhoria disruptiva pode levar ao desenvolvimento de um modelo de negócio totalmente novo para um produto ou serviço.

Ter um espaço designado para a inovação também pode trazer ganhos à cultura da empresa e para suas comunicações internas, uma vez que esses espaços funcionam como um hub e disseminam os conhecimentos adquiridos a partir de cada projeto, potencializando a cultura de inovação.

Por que ter um laboratório de inovação é tão importante?

Em geral, os laboratórios de inovação realmente bem-sucedidos são aqueles que estão ligados a um objetivo estratégico, em vez de apenas criar um espaço legal e realizar reuniões ou sessões de treinamento.

Independente disso, o valor de um laboratório de inovação está em servir como um espaço lúdico, em que novas soluções de negócios podem ser testadas com protótipos de baixo custo – antes, é claro, de serem implementadas. 

Empresas que montam um laboratório de inovação conseguem com mais facilidade adquirir uma visão holística dos desafios a serem enfrentados, permitindo que as soluções possam ser pensadas por ângulos diferentes, mantendo sempre o usuário final no centro de todo o processo.

No laboratório, os erros são permitidos e bem-vindos. Entende-se que os erros iniciais aceleram o processo de aprendizagem, rapidamente abrindo caminho para a melhor solução a ser encontrada.

Isso garante que o projeto tenha grandes chances de aceitação já antes de ser colocado no mercado.

4 características de um laboratório de inovação

Para que o laboratório de inovação atenda os seus objetivos é necessário que cumpra alguns requisitos importantes. 

Veja abaixo quatro características básicas de um lab de inovação.

  1. Deve ser espaçoso, aberto e estrategicamente localizado para que um volume considerável de pessoas possam interagir com ele;
  2. É importante que o ambiente estimule a criatividade e isso pode ser feito através do próprio mobiliário; 
  3. A iluminação adequada também é fundamental, não deixe de se atentar a este ponto;
  4. As paredes precisam ser abertas e deve haver espaços em que as pessoas partilhem suas ideias, como: quadros, post-its etc.

Vantagens de ter um lab na sua empresa

Além dos benefícios imateriais, a criação de um laboratório de inovação nas organizações pode tornar o lançamento de produtos e serviços mais ágil, além de estimular a cultura de inovação de modo prático e assertivo – capacitando colaboradores para usar as ferramentas adequadas, por exemplo. 

Mas as vantagens não param por aí, confira outras: 

  • Tomada de decisão mais fácil e assertiva;
  • Fortalecimento do comportamento/cultura “mão na massa”;
  • Aumento do valor da marca: ser vista como empresa inovadora;
  • Estimula a trocas de ideias entre equipes de projetos;
  • Soluções inovadoras criadas em colaboração com diferentes departamentos;
  • Redução de custos;
  • Medidas personalizadas baseadas em prototipagem;
  • Ganhos financeiros através da redução de erros.

Passo a passo para criar o seu laboratório de inovação

Confira, a seguir, um passo a passo inicial para criar um laboratório de inovação em sua empresa.

1. Crie os objetivos para o laboratório

O primeiro passo é descobrir seus objetivos. 

É preciso ter em mente que os laboratórios de inovação são menos definidos pelo espaço físico que ocupam, e muito mais pela cultura que permeia todas as atividades que ocorrem lá. 

Não basta apenas ter um espaço extra. Construir um verdadeiro laboratório de inovação requer pesquisa e desenvolvimento de uma atmosfera inovadora. 

Pergunte a si mesmo quais problemas espera resolver ou onde seus negócios e, por extensão, seu setor podem ser melhorados. 

Seu laboratório vai se concentrar em colaborações com outras indústrias? Será que vai descobrir como incorporar a mais recente tecnologia em sua empresa? 

Você não precisa apenas determinar os objetivos; mas também como eles serão realizados. Configure roteiros detalhados para manter sua equipe focada.

2. Monte um time dos sonhos

No centro de qualquer ideia que muda o jogo está uma equipe de criativos dedicados e apaixonados. Esse time determinará o sucesso do seu laboratório e, mais importante, como as novas ideias e inovações serão comunicadas e integradas ao seu negócio. 

O laboratório deve servir como o mercado privado de ideias da empresa, onde algumas das pessoas mais talentosas podem testar, trocar e colaborar em projetos que ultrapassam os limites do seu negócio ou produto. 

É importante enfatizar que a equipe não precisa necessariamente se concentrar em recompensas de curto prazo, mas em tornar sua empresa um participante de peso no mercado em que atua.

O reabastecimento de talentos nos negócios é um processo contínuo e os laboratórios de inovação podem ser uma grande ajuda para atrair e filtrar os melhores para sua organização. 

Sua equipe precisa consistir em pessoas com visão de futuro, dedicadas e de mente aberta, não apenas tecnicamente proficientes.

3. Determine métricas para a inovação

Como em qualquer outro projeto, você precisa de algum método para determinar se seu laboratório de inovação será bem-sucedido. 

Isso significa determinar as métricas para medir o sucesso do seu lab. Quantas ideias de projetos a equipe gera em um brainstorm? Quantos projetos eles concluem? Quantos novos clientes trazem? Há receita adicional? 

Idealmente, você deve buscar um portfólio completo de métricas para fornecer uma visão e calcular o ROI de inovação.

4. Construa o laboratório e incentive novas ideias

Descubra quanto espaço você precisa e quais ferramentas sua equipe exigirá; então vá em frente e construa seu lab. 

Certifique-se de que o espaço incentive sua equipe. Normalmente, um laboratório de inovação contém ferramentas e equipamentos de última geração, a mais recente tecnologia de projeto e os recursos para testar e produzir novos produtos. 

Embora sua equipe deva ser engenhosa e criativa o suficiente para saber o que precisa para cada projeto, é importante que os gestores ou líderes do laboratório sejam capazes de antecipar as necessidades básicas do espaço.

Gostou do conteúdo? Que tal começar a colocar em prática agora mesmo? Se precisar de ajuda, conte com a MJV.

Se você quer continuar aprendendo sobre o tema e conferir dicas práticas de como implementar um lab de inovação, então clique no banner abaixo e acesse nosso guia completo. 

Voltar