RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Tudo para o seu Laboratório de Inovação

Design Thinking, Gamificação, Transformação Digital | Publicado por Time MJV on 9/mar/2016 11:38:07

A MJV respira inovação. E para isso possui como aliados ambientes preparados para que ela ocorra - seja por meio da tecnologia, das superfícies escrevíveis ou do mobiliário flexível. Estes são apenas alguns dos aspectos que fazem dos Laboratórios de Inovação ótimas estratégias para inovar e para beneficiar os negócios.

Como, afinal, devem ser os Laboratórios de Inovação? Quais são as chaves para criar um ambiente propício à experimentação, à colaboração e à criatividade? A seguir, compartilhamos algumas dessas dicas e muito mais.

Em nosso primeiro artigo, trouxemos as definições básicas que configuram um laboratório focado em inovação. Nosso próximo lançamento é dedicado a compartilhar a experiência e o conhecimento que permitem à MJV projetar estes espaços para inovar de forma estruturada e direcionada ao sucesso.

Mas como, afinal, deve ser um laboratório de inovação?

Laboratório de Inovação - Blog MJV

 Algumas das dicas que você irá encontrar em nosso e-book:

• Um laboratório de inovação deve ser amplo, aberto e estrategicamente localizado, para que um volume considerável de pessoas possa interagir com o espaço, além de ver e ser parte do que está acontecendo lá dentro;

• Deve estimular a criatividade com o uso de mobiliário portátil e colorido, que crie uma sensação de dinamismo e capacidade de adaptação a diferentes contextos.

A palavra-chave é...Flexibilidade!

Flexibilidade é a palavra-chave; adaptabilidade é fundamental. Nosso e-book resgata as quatro formas de trabalhar na Era da Informação, propostas pelo livro de Nonaka e Takeuchi, “The Knowledge Creating a Company”: Concentração, Colaboração, Aprendizagem e Socialização. Além disso, explora os conhecimentos sobre os diversos modelos de inovação pelos quais as empresas podem optar, conforme seus objetivos de investimento. 

E os benefícios de ter um Laboratório?

Além dos benefícios imateriais, a criação de um laboratório de inovação nas organizações pode tornar o lançamento de produtos e serviços mais ágil, além de estimular a cultura de inovação de modo prático e assertivo - capacitando colaboradores para usar as ferramentas adequadas, por exemplo. Outros possíveis ganhos também são tratados no e-book: 

  • Tomada de decisão mais fácil  
  • Fortalecimento do comportamento/cultura "mão na massa" ("makers gonna make")
  • Aumento do valor da marca: ser vista como empresa inovadora
  • Estímulo a trocas de ideias entre equipes de projetos

O que mais você lerá no e-book

Você também poderá acessar dicas sobre como montar equipes de trabalho colaborativas e multidisciplinares; conhecer o Processo da Espiral de Conhecimento SECI e os exemplos de trabalhos que a MJV realizou na criação de laboratórios de inovação em grandes empresas. 

 

Categorias: Design Thinking, Gamificação, Transformação Digital

Baixar agora!

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes