Compartilhar:

Categorias:

6 min read

Metodologias ágeis: o que são, como funcionam e quais as principais

As metodologias ágeis têm ganhado cada vez mais importância nas empresas, mas você conhece tudo sobre o tema? Acompanhe esse conteúdo!


Já ouviu falar em termos como Scrum, Kanban ou Lean? Então, de certa forma, já conhece ao menos um pouco sobre o universo das metodologias ágeis

Não é de se estranhar, nos últimos anos, elas estão mais presentes no dia a dia das empresas, já que trazem ganhos significativos em produtividade e entrega de valor ao cliente final quando comparados aos modelos tradicionais de gestão. 

Quer saber mais sobre as metodologias ágeis, quais são, como funcionam e as melhores práticas nesta frente? Então siga com a leitura deste artigo!

O que são as metodologias ágeis?

Embora muito se fale sobre metodologias ágeis atualmente, é comum que ainda surjam dúvidas sobre o real conceito delas. Por isso, vamos começar por aí! 

As metodologias ágeis nasceram com o objetivo de garantir uma boa execução de projeto, porém de forma mais simplificada, a fim de atender à agilidade cada vez mais demandada pelo mundo atual.  

Basicamente, elas podem ser entendidas como uma forma de acelerar a execução de um projeto, por meio de pequenas entregas e ciclos iterativos.

Para isso, a gestão de projetos orientada por metodologias ágeis se apoia em alguns pilares importantes, como: 

  • Incentivo à inspeção e adaptação frequentes;
  • Foco no cliente e na entrega de valor;
  • Trabalho em equipe, colaboração e comunicação constante.

Na prática, as metodologias ágeis permitem que o cliente conheça os resultados do trabalho antecipadamente, já que as entregas são feitas em etapas, o que aumenta a sinergia entre os envolvidos. 

Vale lembrar que as metodologias ágeis têm como inspiração o Manifesto Ágil, publicado em 2001.

A declaração, que se tornou uma referência, lista os quatro princípios mais importantes para o desenvolvimento de projetos que prezam pela agilidade, que são:

  1. Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;
  2. Software funcionando acima de documentação abrangente;
  3. Colaboração com o cliente acima de negociação de contratos,
  4. Resposta às transformações/mudanças, mais do que seguir um plano.

Diferença entre metodologias ágeis e tradicionais 

Como você já deve ter percebido até aqui, as metodologias ágeis são uma alternativa aos métodos de gestão mais tradicionais. Mas o que será que isso quer dizer na prática?

Bom, para facilitar a sua compreensão, listamos as principais características de cada uma dessas abordagens. Acompanhe:

  1. Nas metodologias ágeis há:

Comunicação contínua com o cliente em todas as etapas do projeto;

Etapas de implementação mais curtas e flexíveis;

Equipes multidisciplinares que possuem autonomia para tomar decisões e que interagem com mais frequência;

Possibilidades de ajustes contínuos, conforme o projeto evolui.

2. Nas metodologias tradicionais há:

  • Etapas de implementação mais longas;
  • Escopo e requisitos definidos no início do projeto, trazendo maior rigidez aos processos;
  • Comunicação com o cliente, predominantemente, no início e final do projeto;
  • Figura central (líder) de monitoramento das demandas e tomada de decisões.

Benefícios dos métodos ágeis para equipes e clientes

Agora que você já sabe quais são as características das metodologias ágeis, deve estar curioso para saber quais os benefícios gerais que elas trazem, certo?

Bom, as vantagens podem ser percebidas em duas frentes principais: para as equipes envolvidas nos projetos e para o cliente final, já que um dos focos aqui é a entrega de valor. Veja:

Para as equipes

  • Maior disciplina, regularidade e autonomia para tomar decisões;
  • Inspeção e adaptação frequentes do framework, a fim de minimizar os desperdícios e promover melhorias contínuas;
  • Maior simplicidade na execução das tarefas, bem como, a possibilidade de entendê-las em um contexto maior;
  • Recebimento de feedbacks frequentes sobre o que está sendo feito;
  • Compartilhamento das responsabilidades entre todos os membros do time;
  • Maior valorização do “lado” humano do projeto.

Para os clientes

  • Recebimento de produtos de maior qualidade;
  • Redução de problemas e falhas, já que eles passam a ser identificados e resolvidos antecipadamente;
  • Transparência e visibilidade do status do projeto, já que o cliente participa mais ativamente do processo;
  • Flexibilidade para mudanças de requisitos, possibilitando uma customização maior;
  • Maior agilidade nas entregas e, consequentemente, nas tomadas de decisões;
  • Foco do que traz mais valor para o usuário, o que se reflete em ganho de usabilidade.

5 metodologias ágeis que você precisa conhecer

Como você viu até aqui, as metodologias ágeis podem trazer inúmeras vantagens. Inclusive, é por esse motivo que elas são vistas atualmente como um diferencial competitivo. 

Se a sua empresa acredita que evoluir é preciso e está buscando uma forma de construir processos mais eficientes, os métodos ágeis certamente podem ajudar. Sabendo disso, separamos cinco deles para você conhecer:

  1. Scrum

Sem dúvidas, o Scrum é uma das metodologias ágeis mais conhecidas. Você certamente já ouviu esse nome em alguma reunião, mesmo que superficialmente.

Sua popularidade se justifica por este ser um framework de desenvolvimento ágil que pode ser utilizado por qualquer organização para gerenciar projetos em busca de resolver problemas complexos. 

Na prática, o framework permite a criação de sprints, nome dado aos intervalos de tempo para o desenvolvimento de cada etapa do projeto. Ao final de cada uma, é feita a revisão e validação da entrega. 

Dessa forma, o Scrum facilita que as equipes aprendam com as experiências, reflitam sobre o que deu certo e o que precisa ser melhorado, bem como, atuem ativamente na resolução de problemas.

Afinal, é somente após a validação da sprint que um novo ciclo se inicia. 

Uma equipe de Scrum é composta por um Scrum Master, Product Owner e um time de desenvolvimento (Scrum Team). As equipes, por sua vez, são auto-organizadas e multifuncionais. 

Caso você queira se aprofundar um pouco mais nessa metodologia e entender o papel de cada membro do time, recomendamos o artigo “Scrum: saiba mais sobre o método de desenvolvimento ágil”. 

  1. Kanban

O Kanban também é uma metodologia ágil bastante popular, cujo objetivo é reduzir o desperdício (inclusive de tempo), evitar repetições e, assim, encurtar os ciclos de entrega.

Na prática, o Kanban nada mais é do que uma ferramenta de gestão visual.

Ou seja, é uma espécie de mural de atividades (físico ou digital), que facilita o entendimento sobre as tarefas que estão em andamento, prazos de entrega, pessoas responsáveis, entre outros pontos.  

Um quadro Kanban costuma ser organizado por meio de colunas e cards.

As colunas são divididas em: a fazer, fazendo e feito; mas essas são apenas as mais comuns, cada empresa/projeto pode definir as que fazem mais sentido. 

  1. Lean

Se você já estudou sobre o Sistema de Produção Toyota, então provavelmente já conhece um pouco sobre o Lean.

Essa é uma filosofia de gestão que foi inspirada nas práticas adotadas pela famosa montadora e, desde a década de 70, passou a ser amplamente utilizada em empresas dos mais diversos segmentos.

O principal objetivo por trás do Lean é a identificação e eliminação eficiente de desperdícios e gargalos – seja em um projeto ou processo específico, tornando-os mais “enxutos”. 

No contexto das empresas, essa ferramenta ajuda a validar hipóteses referentes ao desenvolvimento de produtos, por meio de testes constantes, reduzindo gastos com recursos desnecessários.

Isso porque o método se baseia em três passos principais: construir, medir e aprender.  

  1. SAFe

O Scaled Agile Framework, mais conhecido como SAFe, foi desenvolvido em 2011 para facilitar a expansão do desenvolvimento ágil e enxuto nas organizações e, assim, ajudar as equipes a entregarem produtos melhores e de forma mais rápida.

A estreita colaboração e alinhamento entre diversas equipes, bem como, a qualidade integrada, estão entre os pilares mais importantes desse framework.

Na prática, isso é feito por meio do mapeamento de funções, responsabilidades e atividades necessárias para o desenvolvimento de um software. 

Dessa forma, o SAFe ajuda a responder perguntas sobre o alinhamento de uma iniciativa de desenvolvimento com os objetivos de negócios e/ou sua previsibilidade.

Tudo isso ao mesmo tempo em que facilita a medição do sucesso e a identificação de oportunidades para melhorar fluxos de trabalho.

  1. SMART

Para completar nossa lista de metodologias ágeis, temos a SMART: um modo de estruturar a criação de metas e/ou objetivos realistas e alcançáveis, a fim de agilizar processos. 

Em suma, ela aponta para cinco características que toda meta inteligente deve ter:

  • Specific (especificidade): uma meta precisa ser específica, assertiva, direta. Para isso, o segredo é focar em um único aspecto;
  • Measurable (mensurável): para permitir uma avaliação eficaz do processo, toda meta precisa ser mensurável – seja no quesito financeiro, de tempo ou outros;
  • Attainable (alcançável): antes de estipular uma meta, é preciso analisar as condições para alcançá-la. Ela precisa ser desafiadora, porém viável ao mesmo tempo.
  • Relevant (relevante): uma meta inteligente também é aquela que é realmente importante para o negócio;
  • Time-related (temporal): por último, uma meta deve ter prazo para conclusão. Para cada meta, é preciso existir um prazo. Dessa forma, evita-se a procrastinação.

**

Pronto. Agora que você já conhece as principais metodologias ágeis, já pode começar a refletir sobre qual delas faz mais sentido para o seu negócio! 

Caso queira se aprofundar no tema (que está longe de ter sido esgotado em um único post), temos um ebook gratuito que pode te ajudar ainda mais: Frameworks ágeis: conheça os 7 principais.

Baixe agora mesmo clicando no banner abaixo e continue a sua jornada de conhecimento!

Voltar