Compartilhar:

Categorias:

3 min read

3 pontos que você deve considerar para inovar o modelo de negócio da sua empresa

A inovação é uma palavra que está na moda. Todo mundo fala em inovar, e não era para menos, o mercado está cada vez mais competitivo e somente as empresas que se destacam conseguem se manter lucrativas. Mas, afinal o que é inovação de modelo de negócio?


Inovar em negócios significa encontrar soluções para pequenos e grandes desafios que podem ser de processos, de vendas, de produtos… Porém, mais do que criar algo inovador, é preciso que este algo tenha um valor agregado. Do contrário, não é uma inovação. Se a empresa descobriu uma nova forma de comercializar seus serviços, mas se essa nova forma não traz consigo um valor (que pode ser tangível ou intangível), ela não inovou, apenas fez algo criativo.

O que é o modelo de negócios e por que inová-lo?

O modelo de negócios de uma empresa está diretamente ligado ao cliente, à proposta de valor para suprir as necessidades dele e aos processos e recursos necessários para entregar esta proposta de valor.

Quando falamos em inovação do modelo de negócios, estamos nos referindo ao desapego da atual forma com que as coisas são feitas. Por isso, uma mudança de mentalidade precisa acontecer, a começar pelos gestores, perpassando todos os colaboradores da empresa.

Veja três frentes que precisam ser pensadas no processo de inovação do modelo de negócio:

1 – Repense as ofertas

Inovar o modelo do negócio requer que tenhamos um novo olhar sobre as ofertas levadas ao mercado. De que forma os produtos ou serviços podem ser melhorados, tornando-se entregáveis com mais qualidade e rapidez?

Por estar diretamente ligada à visão de oportunidades no mercado – e à melhoria da competitividade da empresa -, a inovação do modelo de negócio só existe quando a preocupação com produtos e serviços é constante.

2 – Conheça realmente seus atuais e potencias clientes

O nicho de mercado que sua empresa está explorando traz os resultados esperados? Seria interessante buscar outros segmentos ou tipos de clientes?

Outro ponto em relação ao cliente que merece entrar no planejamento de inovação é o relacionamento e a distribuição das ofertas. Até onde o relacionamento com o consumidor está sendo inteligente e criativo?

A partir de meados dos anos 2000, quando uma parcela significante da população brasileira começou a ter poder de consumo, muitas empresas se adaptaram a esses novos consumidores e conseguiram crescer muito. Essas empresas inovaram seu modelo de negócio, adaptando suas ofertas, sua comunicação e seu atendimento ao novo consumidor potencial.

3 – Repense os processos

Inovar em processos parece tarefa simples, mas não é. Toda a organização está acostumada com uma maneira de realizar atividades e mudar pode ser desconfortável. Da mesma forma, a maneira como a empresa se relaciona com fornecedores e parceiros precisa ser avaliada. De que forma esses processos podem ser melhorados para agregar mais valor ao que é entregue ao mercado?

O pensamento inovador em processos também passa por fazer melhor em menos tempo e com investimento menor. Lembre-se: inovar é também agregar valor ao negócio.

O desafio cultural

3 pontos que você deve considerar para inovar o modelo de negócio da sua empresa - MJV Tecnologia & Inovação

A cultura de inovação não nasce naturalmente, ela precisa ser estimulada. O ideal é, junto com a equipe, desenhar o propósito da inovação e deixar muito claro o quanto o projeto é importante para o futuro da empresa.

Existem barreiras culturais que dificultam o pensamento inovador nos negócios. O pensamento do “em time que está ganhando não se mexe”, juntamente com o receio de “matar” o atual negócio, exigem uma quebra de paradigmas.

O ideal é que as pessoas se sintam livres para opinar, trazer ideias, dar e receber feedbacks. E quanto mais elas entenderem o valor da inovação, menos resistentes serão a ela. Sem que as pessoas abracem a causa, não há inovação mental e, consequentemente, fica mais difícil inovar o modelo de negócio.

Acesso ao livro Design Thinking

Voltar