RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

4 atitudes de liderança fundamentais para a criação de uma cultura de inovação na sua empresa

Design Thinking | Publicado por Time MJV on 30/mar/2015 8:19:00

4 atitudes de liderança fundamentais para a criação de uma cultura de inovação na sua empresa - MJV Tecnologia & Inovação

Existem muitas peças no “quebra-cabeça” da inovação corporativa, e elas vão ser reunidas de forma diferente para cada organização, conforme sua história, seu segmento de atuação e os seus objetivos macros.

O que se sabe, claramente, é que a mentalidade inovadora deve começar no topo da organização e, a partir daí, se espalhar e permear todos os níveis da hierarquia. E o mais importante, ela deve incluir os aspectos intangíveis da cultura: as crenças, as expectativas e o senso de propósito.

O pensamento criativo e a colaboração, portanto, devem ser encorajados e recompensados a partir das lideranças. Quando os líderes estão dispostos a inovar, organicamente, todos os seus subordinados passam a ver a inovação como um objetivo. Assim, nasce a cultura de inovação.

Atitudes de liderança que podem contribuir para a criação da cultura de inovação

A seguir, veja 5 atitudes que, como líder, você pode ter perante sua equipe para criar e disseminar uma cultura inovadora em sua empresa:

1 - Ouça

Os membros da comunidade interna e externa de uma organização muitas vezes têm percepções tremendas e idéias que levam a inovações.

Ouça o que o seu time tem a dizer sobre os processos, as atividades, os produtos e serviços… Você vai se surpreender com as ideias e aprender muito com os profissionais de diferentes formações e modos de pensar!

É importante também ter em mente que as ideias nem sempre vêm de especialistas. Às vezes, as maiores inovações vêm de novatos e profissionais que costumam ficar nos bastidores.

Esteja disposto a trocar ideias com pessoas que, inicialmente, não têm muito a ver com o assunto.

2 - Dê autonomia

A estrutura de gestão plana não tem os processos de autorização e as linhas desconexas de comunicações que impedem a inovação.

Você sabe o que precisa ser feito e estabeleceu metas, então deixe as pessoas livres para encontrar a melhor maneira de entregar os resultados. Coloque-se como um facilitador e não como um fiscal.

3 - Incentive a experimentação e abrace as falhas

Muitas das inovações mais significativas surgiram por acidente. Avanços como a descoberta da penicilina ou a potência de micro-ondas são o resultado de acidentes científicos.

Portanto, não reprima as falhas. É errando que se aprende. Evite inibir a ousadia e a coragem das pessoas, pois, assim, elas farão experimentações, darão asas à imaginação e inovarão.

4 - Incentive a colaboração externa

Nenhuma organização tem todas as cartas para o desenvolvimento de inovações. A colaboração com grupos complementares de fora da empresa, como universidades, órgãos governamentais e grupos de reflexão muitas vezes trazem novas perspectivas e ideias para o processo de inovação.

Para finalizar

Uma cultura de inovação começa com a atitude organizacional de aceitar que o mundo realmente mudou. Trata-se de cultivar uma atitude de aprender a ver o mundo de maneiras novas. Como líder, você deve criar condições para que seus subordinados inovem.

Coloque estes conselhos em prática e você verá os resultados!

Veja agora o webinar Inovação em Modelos de Negócios

Categorias: Design Thinking

CTA - Ebook Update or Die

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes