Compartilhar:

Categorias:

2 min read

7 características dos design thinkers

De uma certa forma, todos somos design thinkers por natureza. Afinal, o pensamento abdutivo (curioso e criativo) permitiu a evolução de nossa civilização, desde os tempos mais remotos. No entanto, existem pessoas que se destacam por reunir um número maior de habilidades analíticas e ter mais facilidades para gerar novas ideias.


Se Design Thinking é um conjunto de métodos e processos para abordar problemas e criar soluções inovadoras, os design thinkers são pessoas que estão sempre na vanguarda das criações que agregam valor à experiência humana. Eles entendem, ainda que empiricamente, o que disse o sociólogo suíço Jost Krippendorf: “as coisas devem ter formas para serem vistas, mas devem fazer sentido para serem entendidas e usadas”.

A seguir, conheça 7 características dos design thinkers e veja com quantas delas você se identifica:

1- Estratégia

Design thinkers são habilidosos em traçar planos de ação e metas e pensam em solução de relevância para os negócios.

2 – Curiosidade

Designer thinkers são profissionais muito curiosos. Perguntam “por que” para tudo, querem entender as causas e as consequências dos problemas.

3 – Foco no outro

São naturalmente empáticos, colocando-se no lugar de quem está vivenciando o problema. Assim, os design thinkers conseguem descobrir coisas que nunca lhes seriam ditas..

4 – Visão ampla

Design thinkers são pessoas visionárias, que conseguem transitar entre o micro e o macro. Conseguem ver o todo, vislumbrando os impactos de um projeto para diferente atores, mas também estão atentos aos detalhes para que as experiências individuais também sejam especiais.

5 – Boas companhias

Design thinkers gostam de colaboração. Eles conhecem o valor de juntar diferentes formas de pensar e agir para, da tempestade de ideias, extrair o que há de melhor. Não se incomodam de dividir os créditos, desde que a cocriação traga resultados expressivos.

6 – Aprendizado com os erros

Errar cedo para reduzir riscos. Eis uma característica perspicaz dos design thinkers: a resiliência. São experimentadores natos e não sofrem muito pelos erros – mas querem acertar logo.

7 – Mão na massa

Design thinkers são estrategistas, pesquisam, planejam, mas também colocam a mão na massa; fazem acontecer.

Então, você é um design thinker?

Acesso ao livro Design Thinking

Voltar