Compartilhar:

Categorias:

2 min read

Aplicando a gamificação para mudança de hábitos

A gamificação pode ajudar a prevenir problemas de saúde e estimular mudança de hábitos. A mecânica inovadora de jogos tem sido bastante usada por fabricantes tanto de aparelhos móveis quanto de aplicativos, ou ainda por sistemas que integram os dois.


O objetivo é tornar mais atrativas a medida de peso, frequência de batimento cardíaco, qualidade do sono, entre outros números tão mensurados nos dias de hoje. Assim, o usuário fica sabendo de tudo o que acontece com ele de uma forma divertida e o melhor, compartilhável entre os amigos. Afinal, de que adianta seguir à risca todas as regras e não poder mostrar o seu sucesso, não é mesmo?

Em sua coluna semanal sobre tecnologia, o jornalista de O Globo Pedro Doria falou sobre a transformação que vem ocorrendo na saúde, por conta do aumento do uso desse tipo de aparelho. Entre as questões relatadas por ele, a gamificação aparece em lugar de destaque.

Segundo Doria, cada quilômetro a mais percorrido, cada gasto calórico adicional são interpretados na forma de pontos. Além disso, há premiações, como medalhas virtuais, selos e nova colocação no ranking de usuários adeptos a essas tecnologias. “Por meio da gamificação, a motivação é ativada”, afirmou o jornalista.

Pensando em melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças graves, a famosa game designer Jane McGonigal desenvolveu, a partir de uma experiência pessoal (sofreu um acidente que causou uma severa concussão que interrompeu de maneira abrupta a carreira e pôs em risco sua própria vida), a ferramenta Superbetter. Esta foi criada para auxiliar pacientes graves a conquistarem progressos relacionados à melhoria de seus estados clínicos, cujo principal objetivo é reforçar a condição física e emocional dos doentes por meio da resiliência.

Ao completar tarefas e inspirar outras pessoas com o progresso atingido, o jogador recebe pontos em áreas distintas de seu perfil, tais como “mental”, “emocional, “social” etc. Dessa maneira, a batalha pela cura de uma doença séria pode transformar-se numa instigante competição, cujo prêmio maior é o restabelecimento da própria qualidade de vida.

Baixe o nosso e-book Gamification, Inc.

Sobre ‘Gamification, Inc.’

O livro aborda o mecanismo de jogos como uma importante estratégia na resolução de problemas corporativos. Escrito por experientes gestores de inovação, que lidam diretamente com a gamificação em seu dia a dia profissional, a publicação oferece exemplos práticos de como essa ferramenta pode ser aplicada pelas empresas para engajar, sociabilizar, motivar, ensinar ou fidelizar de modo mais eficaz seus colaboradores e clientes.

Voltar