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Aplicando a gamificação para mudança de hábitos

Gamificação | Publicado por Time MJV on 18/fev/2014 12:23:46

Campanha Adote uma Caneca na MJV SP

A gamificação pode ajudar a prevenir problemas de saúde e estimular mudança de hábitos. A mecânica inovadora de jogos tem sido bastante usada por fabricantes tanto de aparelhos móveis quanto de aplicativos, ou ainda por sistemas que integram os dois. O objetivo é tornar mais atrativas a medida de peso, frequência de batimento cardíaco, qualidade do sono, entre outros números tão mensurados nos dias de hoje. Assim, o usuário fica sabendo de tudo o que acontece com ele de uma forma divertida e o melhor, compartilhável entre os amigos. Afinal, de que adianta seguir à risca todas as regras e não poder mostrar o seu sucesso, não é mesmo?

Em sua coluna semanal sobre tecnologia, o jornalista de O Globo Pedro Doria falou sobre a transformação que vem ocorrendo na saúde, por conta do aumento do uso desse tipo de aparelho. Entre as questões relatadas por ele, a gamificação aparece em lugar de destaque. Segundo Doria, cada quilômetro a mais percorrido, cada gasto calórico adicional são interpretados na forma de pontos. Além disso, há premiações, como medalhas virtuais, selos e nova colocação no ranking de usuários adeptos a essas tecnologias. "Por meio da gamificação, a motivação é ativada", afirmou o jornalista.

Pensando em melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças graves, a famosa game designer Jane McGonigal desenvolveu, a partir de uma experiência pessoal (sofreu um acidente que causou uma severa concussão que interrompeu de maneira abrupta a carreira e pôs em risco sua própria vida), a ferramenta Superbetter. Esta foi criada para auxiliar pacientes graves a conquistarem progressos relacionados à melhoria de seus estados clínicos, cujo principal objetivo é reforçar a condição física e emocional dos doentes por meio da resiliência.

Ao completar tarefas e inspirar outras pessoas com o progresso atingido, o jogador recebe pontos em áreas distintas de seu perfil, tais como “mental”, “emocional, “social” etc. Dessa maneira, a batalha pela cura de uma doença séria pode transformar-se numa instigante competição, cujo prêmio maior é o restabelecimento da própria qualidade de vida.

MJV convida para lançamento do livro ‘Gamification,Inc.’

A MJV Press, editora da MJV Tecnologia & Inovação, tem o prazer de convidá-lo para o lançamento, no Rio de Janeiro e em São Paulo, da versão impressa do livro Gamification, Inc. – Como reinventar empresas a partir de jogos, o primeiro a abordar o assunto no Brasil.

Confira as datas:

Dia 18 de fevereiro
Local: Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista – São Paulo.
Horário: 18:30 às 21:30h.

Dia 19 de fevereiro
Local: Livraria da Travessa – Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – loja 205/A – Leblon – Rio de Janeiro.
Horário: 19 às 22h.

Sobre ‘Gamification, Inc.’

O livro aborda o mecanismo de jogos como uma importante estratégia na resolução de problemas corporativos. Escrito por experientes gestores de inovação, que lidam diretamente com a gamificação em seu dia a dia profissional, a publicação oferece exemplos práticos de como essa ferramenta pode ser aplicada pelas empresas para engajar, sociabilizar, motivar, ensinar ou fidelizar de modo mais eficaz seus colaboradores e clientes.

Categorias: Gamificação

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