Compartilhar:

Categorias:

2 min read

O que é Gamification: conheça 3 tipos de jogos

É muito fácil identificar um jogo. Afinal, desde muito cedo estamos em contato com brincadeiras que simulam situações de jogos mais ou menos tangíveis.


 Durante a infância, os joguinhos lúdicos são feitos de forma espontânea e servem para aprimorar nossa relação com o mundo.

E essa relação com atividades que contenham dinâmicas de jogos perdura por toda nossa vida, mesmo que a gente nem se dê conta. É por isso que a Gamificação, quando aplicada estrategicamente, pode trazer efeitos positivos, principalmente quando se trata do comportamento.

A seguir, conheça três tipos de jogos e como eles podem ser aplicados na sua empresa:

Tipos de Jogos

Jogos analógicos

Os primeiros formatos conhecidos de jogos de que se tem notícia datam de 3.500 a.C. Ainda hoje, muitos desses tradicionais jogos são populares – xadrez, gamão e damas, por exemplo.

Entre os jogos analógicos mais modernos, podemos citar Banco Imobiliário, Jogo da Vida, War, Detetive, Pega-varetas, Pôquer, Palavras Cruzadas dentre muitos outros.

A utilização deste formato de jogo auxilia na fixação de mensagens e contribui para maior interação, colaboratividade e espírito de equipe.

Jogos Digitais

Os videogames se tornaram utensílios domésticos nos últimos anos. Juntamente com eles, os jogos virtuais também assumiram grande importância, tanto que, de acordo com especialistas, o mercado brasileiro de games online deve faturar 2 bilhões de dólares este ano.

À medida que o acesso à tecnologia se populariza, aumenta o número de pessoas que fazem dos jogos sua principal fonte de entretenimento.

Os jogos digitais são excelentes quando a intenção é propor uma experiência de alto grau de similaridade gráfica e sensorial, reduzindo custos operacionais e impactos físicos.

Jogos Pervasivos

  Também com o avanço da tecnologia, os jogos eletrônicos ganham cada vez mais interfaces verossímeis e interativas. O objetivo é, além de atender aos consumidores mais exigentes, transcender a experiência.

Nesta tendência, surgem games em que os jogadores precisam vestir roupas especiais ou fazer movimentos, mesclando a experiência física com a virtual.

Os jogos pervasivos, portanto, podem ser utilizados para estimular a relação de consumidores com marcas e produtos, ou mesmo de colaboradores com máquinas ou dispositivos novos, aproveitando da ludicidade para diminuir os impactos negativos, por exemplo.

Conclusão

Se o uso da Gamificação nas empresas contribui para a introdução de um componente social na operação para alcançar objetivos, a escolha do melhor tipo de jogo faz toda a diferença. É importante entender que para cada tipo de objetivo pode ser utilizado um destes três tipos de jogos apresentados separadamente ou mesclados.

Entenda melhor como a Gamificação pode ser utilizada para potencializar resultados na sua empresa. Baixe o PDF do livro GAMIFICATION INC., COMO REINVENTAR EMPRESAS A PARTIR DE JOGOS; ou adquira o impresso nas livrarias Saraiva e Cultura. Para ler no Kindle, adquira na Amazon.

 

 

CTA - Blog - Gamificacao
Voltar