Compartilhar:

Categorias:

1 min read

O que é Hardware as a Service (HaaS)

Hardware as a Service (HaaS) – hardware como serviço – é um modelo de prestação de serviços para o hardware que é definida de forma diferente em serviços gerenciados e contextos de grid computing.


Em serviços gerenciados, a HaaS é semelhante ao licenciamento. Em grid computing, a HaaS é um modelo pay-as-you-go.

Entenda a diferença:

HaaS em serviços gerenciados

Neste modelo, um serviço hardware-as-hardware que pertence a um provedor de serviços gerenciados é instalado na empresa contratante e um contrato de nível de serviço (SLA) define as responsabilidades de ambas as partes. Às vezes, o cliente paga uma taxa mensal para usar o hardware; por vezes, a sua utilização é incorporada na estrutura de custos do fornecedor para a instalação, monitoramento e manutenção do hardware.

De qualquer forma, se o hardware apresenta problemas ou se torna obsoleto, o fornecedor é responsável pela sua desativação e substituição.

O modelo Haas geralmente tem baixo custo, por isso é bastante utilizado por pequenas e médias empresas para fornecer aos funcionários hardwares mais modernos e que tenham bom custo-benefício.

HaaS em grid computing

Grid computing é uma tecnologia na qual vários computadores trabalham juntos para agir como um único computador, mais potente. Algumas empresas vendem o uso de suas redes através da internet em uma base pay-per-use (pague pelo uso). O utilizador envia os dados e um programa para processá-los, enquanto o fornecedor faz o processamento e entrega o resultado.

Nesse contexto, Hardware as a Service (Haas) em um grid computing é um modelo em que a empresa paga para acessar um provedor de infraestrutura e CPU potentes.

O termo Hardware as a Service foi utilizado pela primeira vez por Nicholas Carr, autor do livro “Does IT Matter” para descrever serviços como o da Amazon.com Elastic Compute Cloud (EC2).

 

Voltar