Compartilhar:

Categorias:

1 min read

O que é Machine to Machine (M2M)?

M2M, Machine to Machine ou Máquina a Máquina, em português, é um termo que se refere às tecnologias que conectam um dispositivo qualquer a outro, como a Internet das Coisas, que nos últimos anos vêm ganhando o mercado.


A IoT (Internet of Things) está entre as comunicações modernas M2M, que se expandiram para além da conexão ponto a ponto e hoje pode ser construída em rede, transmitindo dados para equipamentos pessoais, como celulares.

Já demos diversos exemplos de Internet das Coisas aqui em nosso Blog, o caso dos wearables, roupas que passam informações físicas do usuário para o celular, é um exemplo. Taças com etiquetas que passam informações das bebidas, marca passos cardíacos, iluminação pública… As possibilidades são realmente imensuráveis!

Machine to Machine usa tecnologia GSM

A mensagem SMS tornou-se um crescente mecanismo da automação pelo sistema M2M, devido ao baixo custo, com o uso da GSM (Global Sistem for Mobile Communications), o Sistema Global de Comunicações Móveis.

É por isso que, com uma troca de mensagens, qualquer um com um celular poderá coordenar ações em objetos que até então estavam offline, dentro de uma casa, em um hectare produtivo, em uma indústria ou empresa.

Por isso, o Machine to Machine também depende de um bom funcionamento dos sinais de telefonia e internet. A medida que a conexão vai aumentando com redes como 4G, a modificação de comportamento de consumo vai ocorrendo, exigindo a atenção dos empreendedores.

transformação_digital_ebook

Voltar