Compartilhar:

Categorias:

1 min read

O que é Network as a Service (NaaS)

Chamamos de Network as a Service (NaaS) – rede como serviço – o modelo de negócio para a entrega da rede de serviços virtualmente através da internet em um uso pay-per-base, ou assinatura mensal.


Nele, do ponto de vista da empresa, a única coisa necessária para criar uma tecnologia da informação (TI) em rede é um computador, uma conexão à internet e acesso ao portal do provedor de NaaS.

Este é um conceito que pode ser atraente para os proprietários de novos negócios, pois eles poupam investimento em hardware de rede e pessoal especializado. Em essência, a rede se torna um utilitário, pago apenas como eletricidade ou água. Como a rede é virtual, todas as suas complexidades ficam escondidas; a empresa desfruta apenas do serviço.

NaaS não é um conceito novo, mas a sua implementação tem sido dificultada por algumas das mesmas preocupações que têm afetado outros serviços de Cloud Computing, especialmente dúvidas sobre a capacidade do fornecedor de garantir a alta disponibilidade. Outras preocupações incluem lidar com os acordos de nível de serviço (SLAs), questões de conformidade relacionadas à soberania de dados e à segurança da informação.

transformação_digital_ebook

Voltar